
A Academia Britânica de Cinema e Televisão divulgou nesta sexta-feira (3) a pré-lista de indicados ao BAFTA 2025, considerado o Oscar Britânico. “Ainda Estou Aqui”, primeiro longa original Globoplay, foi lembrado na categoria Filme em Não-Língua Inglesa.
Fernanda Torres, protagonista do longa, celebrou a notícia compartilhando o anúncio em seu perfil nas redes sociais.
Nesta primeira etapa, os votantes da Academia escolheram dez longas em um universo de 40. A segunda rodada de votação começa nesta terça e será encerrada no dia 10 de janeiro. No dia 15, os cinco mais votados pelos jurados serão divulgados em uma transmissão no canal do YouTube da premiação.
A rodada final de votação, para determinar os vencedores, ocorrerá entre os dias 22 e 11 de fevereiro. Já a entrega dos prêmios será feita no domingo, dia 16 de fevereiro.
A expectativa para outras indicações, como Roteiro Adaptado e Melhor Atriz para Fernanda Torres, acabaram não acontecendo. Além do longa brasileiro, foram selecionados os filmes:
- “Tudo Que Imaginamos Como Luz” – Índia, França, Países Baixos, Luxemburgo e Itália;
- “Black Dog” (“Gou zhen”) – China;
- “The Count of Monte Cristo” – França;
- “Emilia Pérez” – França e México;
- “Flow” – Letônia;
- “The Girl with the Needle” – Dinamarca;
- “Kneecap: Música e Liberdade” – Irlanda;
- “La Chimera” – Itália
- “The Seed of the Sacred Fig” – Alemanha
Aclamado e premiado
“Ainda Estou Aqui” concorre ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Atriz em Filme de Drama. No próximo dia 5 de janeiro, o diretor Walter Salles, Fernanda Torres, Selton Mello e os produtores Maria Carlota Bruno e Rodrigo Teixeira irão acompanhar a cerimônia de premiação em Los Angeles.
Selecionado na shortlist dos filmes que podem concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional, o longa de Salles também concorre na categoria mesma categoria no Critics’ Choice Awards 2025 e os vencedores serão conhecidos no dia 12 de janeiro. O filme também concorre ao Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano, na maior premiação do cinema espanhol.
O filme já ganhou oito prêmios. A lista inclui Melhor Roteiro, no 81º Festival de Veneza, onde ele teve seu lançamento mundial. Recebeu quatro prêmios de Melhor Filme do Júri Popular: na 48ª Mostra de S. Paulo; no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá, no Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; e no Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem.
A atriz Fernanda Torres também foi eleita Melhor Atriz em filme internacional pelo The Critics Choice Awards, na seção Latino Cinema & Television. Ela também venceu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no New Mexico Critics Awards 2024 e recebeu uma menção honrosa como um dos cinco melhores longa-metragens internacionais do ano no National Board of Review Awards, nos Estados Unidos.
Para além da temporada de premiações, o longa também segue ganhando reconhecimento na mídia internacional. Na última semana do ano passado, foi um dos 20 títulos selecionados pela BBC para a prestigiosa lista de melhores filmes de 2024 e foi reconhecido pela revista Hollywood Reporter – importante publicação sobre a indústria do entretenimento – como um dos dez melhores filmes de 2024.
E a atriz Fernanda Torres ficou em segundo lugar, ao lado de Demi Moore, no prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles. A produção também foi indicada a Melhor Filme pela Internacional Utah Film Critics Association, e Melhor Filme em Língua Estrangeira no North Carolina Film Critics Association Awards. E recebeu as indicações de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz em Filme de Drama, para Fernanda Torres, no Satellite Awards, premiação concedida pela Academia Internacional de Imprensa.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!