
Neste sábado (04), é comemorado o dia mundial do braille, sistema de escrita e leitura tátil, utilizado para alfabetização, leitura, escrita e aprendizado de pessoas com cegueira, ou baixa visão.
O Sistema Braile nasceu na França, em 1825, por Louis Braille, e de lá para cá continua sendo usado em todo o mundo por pessoas com deficiência visual.
Escrito em papel relevo, o braille utiliza 63 combinações de pontos que abrangem sinais para representar uma letra do alfabeto, um número, um sinal de pontuação ou mesmo uma palavra inteira.
A pedagoga Claudia Maria explica a importância do sistema para a inclusão de pessoas cegas e/ou de baixa visão na sociedade.
“O braille é excelente para a inclusão dos cegos, porque é uma forma deles lerem os locais, chegarem nos locais e conseguirem ler. Hoje em dia tem cardápio, livros, bulas de remédio no sistema braille, isso no mundo todo”, contou a pedagoga.
A pedagoga conta ainda que o braille é um sistema universal, que pode ser usado por todos os países e línguas.
“O sistema braille são pequenos pontos táteis que se juntando formam números e palavras. Então ele pode ser utilizado por todos as línguas, português, inglês, francês. É diferente da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que é só do Brasil”, frisou.