
Após a forte chuva que atingiu Teresina na noite desta sexta-feira (3), cerca de 60 mil pessoas foram afetadas pela falta de energia em diversos pontos da cidade, devido aos ventos, quedas de árvores e descargas atmosféricas que causaram danos à rede elétrica.
Um morador do bairro Piçarreira, na zona Leste de Teresina, que preferiu não ser identificado, relatou que até às 10h da manhã deste sábado (4), o fornecimento de energia elétrica em seu bairro ainda não foi normalizado e não recebeu retorno da empresa responsável pelo abastecimento, Equatorial Piauí.
“Eu estava fora de casa quando a chuva forte começou. Chegando ao meu bairro, por volta das 18h, estava tudo às escuras. A falta de energia atingiu todas as casa da Piçarreira. Não conseguimos retorno da Equatorial no momento e passamos a noite sem dormir, no calor, sem energia. A preocupação é com a comida na geladeira. Já são mais de 16h sem energia. Como a gente fica? É uma situação revoltante”, relatou.
Em nota, a Equatorial Piauí informou que 67% dos clientes impactados já tiveram o fornecimento de energia restabelecido. Conforme a empresa, atualmente são 22 mil clientes sem energia. Além disso, a empresa aumentou em 300% o número de equipes em campo para atender às ocorrências.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em duas horas choveu 30 milímetros e os ventos ultrapassaram os 80 km/h, que causou quedas de árvores.
Em relação às ocorrências envolvendo quedas de árvores, as equipes do 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM) registraram um total de 12 ocorrências, das quais nove foram concluídas e três permaneceram em andamento durante a madrugada de sexta-feira (3) para sábado (4).
Além dessas, as chamadas pelo número 193 continuaram até a madrugada deste sábado (4), envolvendo pedidos variados, como remoção de árvores que caíram sobre fiações elétricas e resgates de animais.
Confira a nota completa da Equatorial Piauí:
A Equatorial Piauí informa que as fortes chuvas que atingiram Teresina na última sexta-feira (03), acompanhadas de ventos e descargas atmosféricas, causaram danos à rede elétrica, afetando o fornecimento de energia em algumas regiões da capital. Foram registradas diversas ocorrências de queda de árvores sobre a rede elétrica, causando danos severos.
Desde o início das ocorrências, as equipes de campo da distribuidora foram acionadas para iniciar os trabalhos de recomposição do sistema. Por meio de manobras automatizadas, foi possível restabelecer o fornecimento de energia para quase 30% dos clientes impactados em menos de 3 minutos.
A Distribuidora ainda comunica que aumentou em 300% o número de equipes em campo para atender as ocorrências. Atualmente, 67% dos clientes impactados já tiveram o fornecimento de energia restabelecido. Os trabalhos seguem durante este sábado (4), com o fornecimento sendo restabelecido gradualmente até o final do dia.
A concessionária também reforça seus canais de atendimento para registrar interrupções no fornecimento. Os clientes podem entrar em contato por telefone no 0800 086 0800; pela assistente virtual Clara no WhatsApp (86) 3228-8200; site equatorialenergia.com.br e app Equatorial Energia.
Em caso de cabo partido, a concessionária orienta seus clientes a não se aproximarem, isolar a área e entrar em contato com a empresa.