
A tarifa zero no metrô de Teresina deverá ser implementada neste mês de janeiro. O presidente da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFPL), Wilson Martins, afirmou que o Governo do Estado está pronto para implementar a medida em 2025.
A proposta foi encaminhada pelo governador Rafael Fonteles (PT-PI) à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA). Segundo Wilson Martins, a gratuidade no serviço foi garantida por meio de ajustes fiscais nas contas públicas.
“O governador já determinou isso. Já tem uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa e hoje está pronto para ele anunciar. A partir de hoje, nós estamos preparados para implantar a tarifa zero no metrô de Teresina”, destacou.
Na manhã desta segunda-feira (6), aconteceu a inauguração da nova sede da CFPL, na estação ferroviária de Teresina. Além disso, aconteceu a assinatura do contrato de operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do financiamento do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), por meio do Ministério das Cidades.
O contrato de operação permitirá a aquisição de composições ferroviárias tipo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para Teresina. Serão assinados dois contratos: um para compra de composições ferroviárias, no valor de R$ 97.145.413,21; e outro termo de compromisso no valor de R$ 237.924.958,98, que vai ser investido na modernização do metrô.
O primeiro contrato custeará, com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço(FGTS), a aquisição de duas composições de veículos de dois carros, medindo 38,51m no total, com capacidade para 400 passageiros, sendo 100 sentados, e outra composição de três carros, medindo 57,33m, com capacidade para 600 passageiros, sendo 150 sentados.
Também serão construídas, com recursos do Orçamento Geral da União, via Ministério das Cidades, três novas estações de passageiros e modernização das cinco já existentes, além da urbanização do entorno, duplicação da via férrea do metrô, construção de novo galpão de manutenção e de uma nova ponte sobre o rio Poti com extensão de 204m, construção de um viaduto ferroviário, sinalização automática das passagens de nível, modernização e conclusão dos sistemas de telecomunicações, alimentação elétrica, sinalização de vias e Centro de Controle Operacional.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
