Pedro Pires e Anielle Brandão
pedropires@tvclube.com.br
O prédio do Museu da Imagem e do Som, situado no centro de Teresina, permanece fechado ao público. O local foi inaugurado em 20 de dezembro de 2024, depois de quase dez anos de obras e investimentos de R$ 8 milhões. Em visita ao local, uma equipe da TV Clube identificou que a fachada do local já apresenta sinais de infiltração.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina, Pedro Vidal, o não funcionamento do prédio gera mais gastos que deverão ser aplicados em uma nova revitalização do espaço.
“Serão necessários recursos para revitalizar o espaço e comprar os equipamentos. O grande diferencial de um Museu da Imagem e do Som, um formato existente no Brasil inteiro, são os equipamentos de audiovisual. Nós precisamos ocupar esse espaço, as pessoas não estão podendo desfrutar do local. Além da questão estratégica de revitalizar o centro, que passa a ter um equipamento dessa natureza funcionando em horário alternativo, para as pessoas saírem do trabalho e aproveitar a cultura de Teresina”, detalhou.
Outro ponto que ainda não ficou esclarecido é quem deve ficar com a gestão do espaço. O presidente do conselho explicou que são questões que precisam ser resolvidas para garantir o funcionamento.
“Se for gestão da Fundação Cultural Mosenhor Chaves (FMC), é preciso esclarecer como isso deve ocorrer e como as pessoas serão contratadas, por meio de concursos ou se serão comissionados. Caso seja nessa metodologia mais atual, em parceria com associações, é importante saber se vai ser por meio de edital público, para todos concorrerem de modo igual. Temos muitas dúvidas com relação a isso”, explicou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina informou que nos próximos dias deve realizar uma visita técnica ao museu. Conforme a secretaria, essa visita é necessária para identificar e resolver as demandas necessárias para a abertura definitiva do museu.
Leia mais:
Museu da Imagem e Som inaugurado após quase 10 anos de obras
*Estagiário sob a supervisão da jornalista Malu Barreto
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar