
Na noite de quinta-feira (9), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 260 kg de barbatanas de tubarão, transportadas em uma caminhonete. A apreensão, a primeira do tipo no Piauí, foi realizada no município de Valença (PI).
Em entrevista à TV Clube, o Inspetor Alexsandro Lima explicou que a apreensão ocorreu em uma fiscalização de rotina, com o auxílio do sistema de inteligência da PRF. O condutor do veículo, de 35 anos, foi preso.
“Foi possível verificar que esta carga era representada a partir de uma prática criminosa. A carga vinha do Maranhão e tinha como destino o litoral da Bahia. As informações são que essa carga tinha um valor aproximado de R$ 5 milhões e este proprietário não tinha nenhuma documentação da carga. Ele também estava portando ilegalmente uma arma de fogo com 186 munições”, explicou.
Na prática, proibida no Brasil, as barbatanas do tubarão são retiradas e o animal é devolvido à água:
“O animal é muitas vezes ainda está vivo, mas não tem a mínima condição de sobrevivência, devido a essa parte que foi retirada. Então por esse motivo, se configura como crime ambiental”, explicou.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!