Com as chuvas constantes, os moradores precisam redobrar a atenção para evitar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.
O agente de saúde pública Antônio Luiz Souza em vistoria pelas casas, na zona Sudeste de Teresina, identificou focos que podem ser criadouros do mosquito.
Ele citou que encontrou: “recipientes vazios que precisam ser mantidos virados para baixo, ralos externos com água acumulada, prateleiras de chuveiro no quintal que retêm água da chuva; jarros de plantas com passagem de água obstruída”.
Antônio ressalta que todas “essas situações são propícias para a proliferação do Aedes aegypti, especialmente no período chuvoso”.
DICAS SIMPLES QUE AJUDAM NA PREVENÇÃO
– Para evitar a proliferação do mosquito, recomenda-se eliminar a água parada em pneus, latas, garrafas e outros recipientes, limpar e tampar caixas d’água e higienizar regularmente bebedouros de animais.
– Inspeções semanais em casa ajudam a identificar e combater focos de larvas.
Lenir Pereira, presidente da associação de moradores do bairro Renascença 2, destacou a importância da conscientização. “Manter o quintal limpo e seco é fundamental para proteger a saúde”, diz.
SINTOMAS DA DENGUE
A Sesapi esclarece que os principais sintomas da Dengue são: febre alta, dor de cabeça, dores nas articulações e erupções na pele.
Em casos graves, segundo a Sesapi, as pessoas podem sofrer vômitos constantes, diarreia, dores abdominais e sangramentos. “Ao apresentar sintomas, é imprescindível buscar atendimento em uma unidade de saúde”.
A superintendente de atenção aos municípios, Leila Santos, pede que a população se mantenha em alerta. “Tire dez minutos do seu dia para fazer uma inspeção em casa e, desta forma, evitar que o mosquito se reproduza e acometa os moradores com a dengue”, solicita.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Governo do Piauí