18 de outubro de 2025

Homem morre e bairros ficam alagados após forte chuva em Picos

Repórter
Publicado em 14/01/2025 11:18

Compartilhe:

Atualizada às 10h20

Carlienne Carpaso, Jonas Carvalho e Alysson Camurça
carliene@tvclube.com.br

A chuva intensa, que caiu na noite de segunda-feira (13), deixou os bairros Emaús, Ipueiras e Canto da Várzea alagados na cidade de Picos (PI). Um bancário da Caixa Econômica Federal, identificado como José Marcondes Barros, morreu ao ser arrastado pela correnteza. O Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro realizaram o resgate de várias famílias.

A força da água derrubou o muro e o portão da casa do bancário. No momento da chuva, Marcondes estava acompanhado da esposa, que conseguiu se salvar. O representante comercial, Pedro Santos, era vizinho do bancário e destacou a boa relação com Marcondes.

“Eu conhecia ele. Era uma pessoa aqui da rua, muito boa. A gente sempre fazia caminhada, sempre falava com ele. Ele era da Caixa Econômica. Ele foi tentar salvar a esposa e foi na hora que o portão da casa dele caiu. Ele (Marcondes) caiu ao lado do córrego. Ela conseguiu se salvar, ele não”, lamentou.

O Capitão Allisson Rangel, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), falou sobre o resgate do corpo. “Infelizmente, durante as buscas feitas por uma das nossas equipes, foi encontrado o corpo de um homem, vítima das enxurradas. Provavelmente, a causa da morte foi afogamento, mas isso só poderá ser determinado por uma avaliação do Instituto Médico Legal (IML)”.

Forte chuva em Picos (Foto: reprodução)

PREJUÍZOS

O repórter da TV Clube e correspondente de Picos, Antônio Rocha, sofreu prejuízos com a chuva. A água invadiu a casa do repórter durante a madrugada. Antônio Rocha relatou o momento de aflição no momento do temporal.

“Tem água em toda a casa. Os quartos estão todos com água. Eu estava dormindo e a minha esposa me acordou para mostrar essa situação. A água continua invadindo. Estamos aqui aflitos e preocupados. Muito difícil passar por isso”, disse.

CASAS ALAGADAS 

A casa de Pedro Santos também foi afetada pela enchente. A esposa e a cunhada precisaram se abrigar em uma bancada de mármore. O representante comercial disse que perdeu tudo.

“É a primeira vez que vejo isso. Tem pessoas que moram aqui há 60 anos e nunca viram uma coisa dessa. Perdi tudo, eletrodomésticos, carro, que deu perda total. A minha esposa e a irmã dela ficaram em cima de uma pedra de mármore, que fica na cozinha, e eu em cima do carro”, relatou.

O Exército Brasileiro, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados para fazer o resgate das famílias afetadas. No bairro Ipueiras, postes de energia ficaram retorcidos e os portões das casas foram arrastadas com a força da água.

CORPO DE BOMBEIROS

O Capitão Allisson Rangel, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), contou que o solo da cidade já estava comprometido por conta de chuva anterior.

“O solo da cidade já vinha encharcado da última grande chuva que teve dia 29. Então, isso facilitou, mesmo sendo uma chuva menos intensa do que aquela no dia 29. O Corpo de Bombeiro de Picos começou a ser acionado por volta de 1h da manhã para atendimento de vítimas que estavam ilhadas em suas casas”, disse o bombeiro Allisson Rangel

NOTA DE PESAR DA CAIXA SOBRE A MORTE DO BANCÁRIO

A CAIXA manifesta profundo pesar pelo falecimento do empregado José Marcondes Barros. O banco se solidariza com a família e informa que está prestando acolhimento e assistência aos familiares e colegas de trabalho.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: