O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), afirmou que a gestão dos hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital será avaliada periodicamente. A declaração foi concedida durante coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (15), no Palácio da Cidade.
Silvio Mendes realizou hoje a assinatura do decreto de convocação dos 351 candidatos aprovados no último concurso público da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Segundo o prefeito, o objetivo será extinguir indicações políticas para cargos de chefia nos estabelecimentos hospitalares.
“A maioria eu nem sei quem é. Vieram filtrados por vários critérios, mas toda direção na Saúde será avaliada periodicamente. Quem cumprir, continua. Com exceção do Jeová e de mim, todos estão em estágio probatório. Tem que dar conta”, cobrou Mendes.
O prefeito também exigiu a presença dos diretores e gerentes no processo de resolução das demandas da Saúde. O Chefe do Executivo não deu detalhes sobre como vai acontecer o processo de avaliação, mas manteve o tom de cobrança.
“Tem que saber ouvir, cumprimentar. O diretor que não vai para a fila e fica na sua sala, não serve para ser diretor. Diretor tem que estar presente na enfermaria, pegando na mão das pessoas, resolvendo problemas”, declarou.
Situação de emergência
A Prefeitura de Teresina decreto situação de emergência no dia 9 de janeiro. A medida tem como objetivo viabilizar a adoção de ações urgentes para garantir o atendimento à saúde da população. O prazo da situação de emergência será de 90 dias.
Silvio Mendes avaliou a atual situação do serviço de Saúde prestado na capital e disse que a convocação de novos servidos para a Fundação Municipal de Saúde vai garantir maior equilíbrio quanto à demanda do setor na capital.
“Todos que estão lá passaram pela porta estreita do concurso público. A gente espera que venham melhorar a qualidade do atendimento, que a população reclama com todo o direito, e que eles possam entender. Muitas vezes não é o remédio que falta, mas a gente pede que quem está chegando entenda que a dor nem sempre é do corpo, mas da alma”, disse.
Estão sendo convocados 129 médicos, 38 enfermeiros, 15 cirurgiões dentistas, 101 técnicos em enfermagem, 13 técnicos em farmácia, 14 auxiliares de saúde bucal e 41 auxiliares de Administração.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar