12 de julho de 2025

Picos: União reconhece estado de calamidade

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 19/01/2025 17:00

Compartilhe:

Ruas e casas ficam alagadas após temporal em Picos (Foto: TV Clube)

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu neste sábado (18) o estado de calamidade pública na cidade de Picos (PI) após danos causados pelas fortes chuvas na segunda-feira (13).

O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A enxurrada que atingiu o município afetou cerca de 30 mil pessoas, o equivalente a um terço da população local, segundo a Secretaria Municipal de Defesa Civil.

Com a medida, Picos está habilitada a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestrutura e medidas emergenciais de segurança.

Impacto e medidas emergenciais

As chuvas, que começaram na última segunda-feira (13), causaram destruição em vários bairros e deixaram centenas de famílias desabrigadas. Para auxiliar no levantamento dos danos, uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), da Defesa Civil Nacional, chegou ao município neste sábado e iniciou o trabalho de avaliação das áreas mais afetadas.

Durante a semana, o prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), assinou o decreto municipal de calamidade pública, o que possibilitou a antecipação de benefícios como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Bolsa Família para as famílias atingidas.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que os valores devem ser liberados na próxima segunda-feira (20). Além disso, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também será pago às famílias em situação de vulnerabilidade.

Como funciona o pedido de recursos

Municípios com estado de calamidade pública ou situação de emergência reconhecidos pelo Governo Federal podem solicitar recursos ao MIDR para ações de defesa civil.

As solicitações são realizadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), no qual os municípios apresentam planos detalhados das ações necessárias.

Com a aprovação técnica da Defesa Civil Nacional, os valores são publicados no Diário Oficial da União e liberados para aplicação imediata.

Doações para moradores de Picos vítimas das chuvas (Foto: Malu Barreto)

SOS PICOS – Rede Clube é ponto de coleta de doações

A Rede Clube lançou a campanha “SOS Picos” para ajudar famílias atingidas após os estragos das chuvas, em parceria com as Secretarias Municipais de Defesa Civil e Assistência Social de Picos.

Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene e de limpeza e roupas de cama e banho. Os pontos de arrecadação focaram disponíveis na TV Clube, em Teresina; TV Alvorada, em Floriano e em quatro pontos no município de Picos.

Pontos de doações

Teresina:

  • TV Clube – Avenida Professor Valter Alencar, nº 2120, bairro Monte Castelo

Floriano:

  • TV Alvorada – Avenida Senador Dirceu Arcoverde, nº 2549, bairro Via Azul.
  • Instituição “Posso Ajudar?” – Avenida Eurípedes Aguiar, nº 1633.

Picos:

  • Escola Estadual Petrônio Portela – rua Luiz Nunes, nº 880, no bairro São José;
  • Terceiro Batalhão de Engenharia de Construção do Exército (3º BEC), Avenida Senador Helvídio Nunes, s/n;
  • Secretaria Municipal e Assistência Social e Trabalho – rua Marcos Parente, nº 150, no bairro São Sebastião;
  • Defensoria Pública Regional do Estado, na Avenida Raimundo de Sá Urtiga, nº 406.

Leia também: