
O metrô de Teresina não vai funcionar nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24). Conforme a Companhia Ferroviária do Piauí, a paralisação ocorre em virtude de serviços que serão feitos para a construção da nova estação do Renascença, na zona Sudeste da capital.
A previsão é que o serviço volte a funcionar normalmente na segunda-feira (27).
AMPLIAÇÃO DO METRÔ
Com investimentos de R$ 9.469.015,14, a estação do Colorado faz parte da primeira etapa da expansão do Metrô de Teresina, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na cidade. A nova linha, com 2,5 km de extensão, conecta a estação Colorado à Estação Boa Esperança, atendendo, especialmente, os moradores desses bairros e de outras regiões, como o Gurupi, São Sebastião e Renascença.
Além da construção da estação, o projeto inclui a duplicação da linha de 13,5 km que vai do bairro Itararé ao Centro. Com a duplicação, será possível operar dois trens simultaneamente, em sentidos opostos. As estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé também devem ser reformadas.
Outras melhorias estão previstas, como o rebaixamento da Avenida Higino Cunha para passagem inferior; a reforma da oficina de manutenção; e a construção do Centro de Controle de Operações (CCO), essencial para monitorar os trens em tempo real. Com as obras, o tempo de viagem de todo o percurso será reduzido de uma hora para apenas 25 minutos.