
O governador Rafael Fonteles anunciou que o livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, será distribuído nas escolas estaduais. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (23), nas redes sociais. Na mesma data, o filme, que adapta o livro de Marcelo, foi indicado em três categorias do Oscar 2025, incluindo melhor filme e melhor atriz, para Fernanda Torres.
“No Piauí, o livro do autor Marcelo Rubens Paiva (filho de Rubens Paiva e Eunice Paiva), que inspirou o filme, será distribuído nas escolas estaduais, promovendo cultura e conhecimento histórico entre os jovens, além de fortalecer a nossa democracia”, publicou o governador.
Marcelo Rubens Paiva, autor do livro, recebeu a informação e também publicou o anúncio em suas redes sociais.
— Marcelo Rubens Paiva (@marcelorubens) January 23, 2025
Livro foi adaptado para o cinema
No livro, o escritor Marcelo Rubens Paiva revira as próprias memórias, além de narrar momentos marcantes na vida de suas irmãs, mãe e seu pai, o Rubens Paiva, ex-deputado federal assassinado durante a ditadura militar. A obra figura na lista de livros mais vendidos do Brasil.
O filme conta a história de Eunice, a mãe de Marcelo (Fernanda Torres e Fernanda Montenegro), uma das mais importantes ativistas dos Direitos Humanos no Brasil. O longa mostra sua luta depois do assassinato do seu marido Rubens (Selton Mello), em 1971. “Ainda Estou Aqui” venceu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e recebeu diversos elogios da imprensa estrangeira.
*Estagiário sob a supervisão da jornalista Malu Barreto