
Aproximadamente 60 kg de pescado ilegal foram apreendidos durante operação nos rios Poti e Parnaíba. A apreensão ocorreu nesta quinta-feira (23), durante a Operação Piracema, coordenada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que visa combater a pesca predatória no período de reprodução dos peixes.
O pescado apreendido, resultado da pesca ilegal em período de defeso, foi doado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Teresina e ao Lar de Maria, localizado também na capital.
“A operação demonstra a eficácia da parceria entre a Semarh e a Polícia Militar no combate à pesca ilegal e na preservação da fauna aquática local. Além do pescado, também foi apreendido mil metros de rede de pesca e duas tarafas”, afirmou Eduardo Ganassoli, auditor fiscal ambiental.
Período de piracema
A piracema é o período em que diversas espécies de peixes buscam locais para reprodução e alimentação. Durante esse ciclo de reprodução, os peixes se agrupam em cardumes e enfrentam as correntezas para garantir a perpetuação da espécie.
Por isso, a pesca esportiva e comercial pode comprometer o ciclo reprodutivo desses animais e afetar o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. A proibição iniciou na primeira semana de novembro e vai até o dia 16 de março de 2025.