Chuva com ventos de até 75km/h derruba árvores e destelha imóveis em Teresina

Carros, ônibus e um consultório de odontologia foram atingidos por árvores que caíram com a força dos ventos. Segundo o Corpo de Bombeiros não houve feridos

A chuva com rajadas de ventos entre 50 a 75 quilômetros por hora, que atingiu Teresina por volta das 17h, desta sexta-feira (24), causou prejuízos em vários pontos da cidade, principalmente nas zonas Leste e Sudeste da capital. O dado é da Estação Aeroportuária de Teresina.

Árvores caíram e atingiram veículos, enquanto estabelecimentos foram destelhados pela força da ventania.

Na avenida Joaquim Nelson, principal via do bairro Dirceu, uma árvore de grande porte caiu sobre um consultório odontológico. Segundo o Corpo de Bombeiros, que fez o resgate dos funcionários, informou que não houve feridos, no entanto, o trânsito na região ficou congestionado.

Árvore atinge consultório no Dirceu (Foto: redes sociais)

Também na região do Dirceu, uma outra árvore caiu e atingiu um ônibus.

Na avenida Presidente Kennedy, foram registradas quedas de duas árvores, ambas atingindo carros e um ônibus. Os incidentes obstruíram a via, provocando mais congestionamentos.

Árvore atinge ônibus e carro em Teresina (Foto: Redes Sociais)

Segundo a climatologista Sara Cardoso, as chuvas intensas e rápidas, muitas vezes acompanhadas de ventos fortes, ocorrem devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Quando o sol aparece e aquece o território, especialmente após um dia que não esteve encoberto.

“Esse aquecimento força a entrada de umidade na região com maior velocidade. Essa umidade, ao subir rapidamente pelas camadas da troposfera, altera a velocidade dos ventos. Como resultado, as chuvas são intensas, com ventos fortes, e acontecem de forma rápida: a umidade sobe e esfria rapidamente, retornando em forma de precipitação intensa”.

Sara informou que esta dinâmica explica por que as primeiras chuvas da estação chuvosa no têm essas características, incluindo ventos fortes, raios e até, em alguns casos, a possibilidade de granizo. “Vamos observar, se teremos relatos sobre granizo surgem, para confirmar essa previsão”.

Ainda de acordo com Sara, há previsão de pancadas de chuva entre 10 mm e 30 mm para o Norte e Centro-Norte do estado, com ventos que podem alcançar ou ultrapassar 60 km/h. Também há possibilidade de quedas de raios e ocorrência de trovoadas.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar