
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), garantiu a construção de galerias nos bairros Torquato Neto e São Pedro, na zona Sul, e no Vale do Gavião, na zona Leste. As obras, no entanto, precisam do aporte financeira do Governo Federal.
Em entrevista à imprensa, na manhã desta segunda-feira (27), Silvio Mendes disse que a capital conta com um Plano Diretor Hidrográfico, responsável por nortear o gestor da cidade quanto às medidas necessárias para garantir o escoamento das águas da chuva e afluentes de rios.
Sem estipular um prazo para início das obras, Silvio Mendes orientou a população a evitar transitar por regiões com nível potencial de alagamento.
“Tem as galerias do São Pedro, Torquato Neto, Vale do Gavião e da zona Leste, que prometeram fazer em 100 dias. Ela (galeria zona leste) precisa atravessar pelo menos a Avenida Presidente Kennedy para poder acabar com esse tormento. São intervenções de maiores custos. Se a gente tiver um pouco de paciência, não vai causar acidentes. É só não percorrer as ruas que estão alagadas”, declarou.
No domingo (26), Silvio Mendes percorreu os pontos da cidade que tiveram um maior registro de problemas ocasionados pelo temporal de sábado (25).
Mesmo com a construção de um canal, que transporte as águas da chuva até o rio Poti, a galeria do bairro Torquato Neto não será capaz de evitar pontos de pagamento, segundo o prefeito.
“No Torquato Neto, será feita uma galeria, que vai levar água para o rio Poti. Mesmo durante a chuva e com a galeria, a água vai passar por cima do calçamento. Ontem, constatamos que algumas ruas sequer uma ambulância passa. É preciso ter calma”, finalizou.