Os moradores do Povoado Pedreira interditaram um trecho da PI-115 e colocaram fogo em pedaços de madeira e pneus nesta terça-feira (28). Os manifestantes denunciam o fechamento de duas escolas do município e pedem a reabertura das unidades de ensino.
Vídeos gravados pelos moradores mostram motoristas tentando furar o bloqueio. Um morador coloca mais galhos na pista e ateia fogo. Um ônibus consegue passar pelo trecho mesmo sob o protesto dos manifestantes.
A secretária de Educação de Castelo do Piauí, Idala Moreira, explicou que as escolas foram fechadas devido à situação financeira do município.
“A gente apresentou o plano de nucleação das escolas, onde a gente mostrou que da forma como estava, com turmas multisseriadas e com turmas com poucos alunos, era inviável para o município continuar dessa forma, tanto na questão financeira, quanto em resultados educacionais. Quando a gente apresentou o plano, as pessoas compreenderam a necessidade e a urgência de fazer essa nucleação”, informou.
Segundo a Prefeitura do Município, o protesto foi encerrado e o fluxo de veículos na PI-115 está normal. A secretária de Educação se reuniu com representantes da comunidade para prestar esclarecimentos sobre o projeto.