18 de outubro de 2025

Primeiro registro artístico de beijo pode ter sido na Serra da Capivara, diz ICMBio

Repórter
Publicado em 30/01/2025 13:35

Compartilhe:

Pintura rupestres de beijo, na Serra da Capivara. (Foto: Divulgação)

Mayrla Torres com informações do ICMBio
mayrlatorres@tvclube.com.br

Uma das primeiras representações artísticas de um beijo está registrada em pinturas rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O parque abriga a maior concentração de pinturas rupestres conhecidas das Américas.

As pinturas rupestres encontradas na região da cidade de Coronel José Dias não apenas retratam aspectos do cotidiano, como a caça e rituais, mas também mostram interações afetivas e sociais. Essas representações sugerem que o afeto e as demonstrações de carinho eram aspectos significativos da vida das populações pré-históricas da região.

Feitas com pigmentos naturais, como óxidos de ferro e carvão, essas pinturas apresentam uma durabilidade surpreendente, preservadas ao longo de milhares de anos pelo clima seco e pelas características das rochas areníticas.

Além da rica herança arqueológica, o Parque Nacional da Serra da Capivara também é um destino de rara beleza natural. Com cânions, cavernas e o icônico monumento da Pedra Furada, o local atrai pesquisadores e turistas de todo o mundo.

A unidade de conservação também desempenha um papel fundamental na proteção de espécies ameaçadas, como o tatu-bola e a onça-pintada, além de preservar as formações únicas da Caatinga.

Foto: Reprodução/Ministério do Turismo

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: