Severo Eulálio diz que reforma da Alepi vai depender da ajuda de Rafael Fonteles

“Nosso desafio mais urgente, entretanto, é a conclusão da reforma do edifício-sede do Poder Legislativo", disse o deputado em um trecho do seu dircurso.

Severo Eulálio (Foto: Izabella Lima/g1)

O novo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio (MDB), disse que uma das prioridades da sua gestão será a manutenção das bancadas do estado nos âmbitos estadual e federal. Além disso, o parlamentar afirmou que a reforma da sede do Poder Legislativo vai precisar do auxílio do governador Rafael Fonteles (PT-PI).

Em seu discurso de posse, após ser investido no posto de novo Chefe do Legislativo piauiense, na manhã desta segunda-feira (3), Severo Eulálio disse que a articulação política dos parlamentares do estado será provada nos próximos meses. O deputado garantiu que o Piauí não sofrerá com a redução no número de representantes.

“Está em jogo, para senadores e deputados federais, a preservação da atual representação parlamentar e a integridade das bancadas estaduais e federais em alguns estados. Como temos acompanhado, o Supremo Tribunal Federal, em agosto de 2023, acolheu ação judicial para determinar ao Congresso Nacional a revisão da representação dos estados na Câmara dos Deputados”, disse.

Com a mudança, atual bancada de 10 deputados federais do Piauí passaria a ser composta por oito parlamentares. Na Assembleia Legislativa, o atual quociente de 30 deputados seria reduzido para 26, conforme o princípio da proporcionalidade.

Reforma na Alepi

As obras de reforma dos gabinetes parlamentares são um dos principais gargalos na gestão de Severo Eulálio. O novo presidente destacou a pauta como “desafio mais urgente”. A situação, segundo o parlamentar, tem afastado a população da sede do Poder Legislativo e, com isso, prejudicado as atividades.

“Nosso desafio mais urgente, entretanto, é a conclusão da reforma do edifício-sede do Poder Legislativo. Precisamos concluí-la quanto antes para que se possa trazer o povo de volta para dentro desta Casa. Para esse objetivo, governador Rafael, precisamos de seu apoio”, afirmou.

Veja a composição da nova Mesa Diretora da Alepi:

– ⁠Presidente: Severo Eulálio (MDB);

– ⁠1° Vice-presidente: Francisco Limma (PT);

– ⁠2° vice-presidente: Dr. Vinícius Nascimento (PT);

– ⁠3° vice-presidente: Ana Paula (MDB);

– ⁠1° secretário: Wilson Brandão (Progressistas);

– ⁠2° secretário: Evaldo Gomes (Solidariedade);

– ⁠3° secretário: Aldo Gil (Progressistas);

– ⁠4° secretário: Felipe Sampaio (MDB).

Deputados da ALEPI (Foto: Jonas Carvalho/Portal ClubeNews)

Mensagem do governador

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) fez um balanço da gestão no ano de 2024, durante a leitura da Mensagem Anual, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta segunda-feira (3). O Chefe do Executivo também pregou respeito aos poderes e a garantia da democracia.

O ato marcou o início dos trabalhados do Poder Legislativo. Com foco em indicadores positivos nos setores da saúde, educação e segurança, Rafael Fonteles disse que a captação de recursos junto ao Governo Federal foi fundamental para a realização de projetos.

“Nossa gestão fiscal responsável está transformando a realidade econômica do Piauí. Atraímos investimentos para agropecuária, energia renovável e desenvolvimento sustentável”, destacou.

Parafraseando o ex-deputado federal Ulysses Guimarães (MDB), que promulgou a Constituição de 1988, Rafael Fonteles disse que garantia da estabilidade social perpassa pelo respeito às instâncias superiores de poder.

“Os poderes eleitos pelo povo precisam ser cada vez mais valorizados. Meu pai também foi parlamentar nesta casa, junto com o ex-deputado Kleber, e sei muito bem, desde cedo, a importância do parlamento. É fundamental que isso seja respaldado diariamente, porque vez ou outra aparece alguém querendo diminuir o poder da democracia”, concluiu.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar