Carlienne Carpaso e Alysson Camurça
carlienne@tvclube.com.br
A líder de uma equipe de garis, Ericka Daiane Feitosa, foi agredida durante uma limpeza urbana no Centro de Teresina (PI) na quinta-feira (6). Um motorista tentou atropelar a equipe e agrediu fisicamente a Ericka por volta das 11 horas de ontem na Rua 13 de Maio.
Ericka recebeu um tapa no rosto de um motorista que tentava passar ultrapassar uma área interditada pelas profissionais, que trabalham por meio de uma empresa terceirizada para Prefeitura de Teresina.
As trabalhadoras estiveram nesta quarta-feira (7) na Delegacia Especializada da Mulher – Centro para denunciar o agressor, que foi preso em flagrante pela Polícia Militar do Piauí. O carro estava com o motorista e dois passageiros.
Ericka explicou ao Portal ClubeNews que a rua estava cheia de lixo e era praticamente qualquer veículo passar pelo local. As garis já estavam com metade da via limpa quando o motorista, não identificado, tentou avançar com o veículo. O local estava com cones e um caminhão sinalizando que a via passava por limpeza.
Quando o motorista chegou, Ericka não estava próxima de outra equipe. Ao ver a movimentação, ela se deslocou até o grupo ameaçado de atropelamento. Durante os pedidos para o motorista não prosseguir na via, o motorista de dentro do carro, segundo a profissional, desferiu um soco nela.
“Eu fui lá, conversei com ele, disse que não poderia passar porque estava interditado, mas ele estava ‘indo com o carro’, empurrando, machucando as meninas. Passou por cima dos cones, ficaram destruídos. Ele insistindo. Foi a hora que ele me deu um tapa no rosto, chamou de vagabunda e eu desmaiei. As meninas me acordaram já na calçada. Por sorte, vinham motos da Rocam e uma viatura, pegaram ele”.
Sobre a sensação, Ericka disse que não consegui descrever o sentimento. “Você acordar cedo, trabalhar no sol e você ser chamada de vagabunda, de puta”.
Sarah Vaz, advogada de Ericka, contou ao Portal ClubeNews, que o caso foi inicialmente registrado como um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
“Quando ele (motorista) foi conduzido para a Central de Flagrantes, o delegado instaurou um TCO e colocou a situação como vias de fato. Quando nós tivemos conhecimento do fato, trouxemos as meninas até a Delegacia da Mulher porque nos entendemos que não se trata de vias de fato, trata-se de lesão e corporal e crime de injúria contra a mulher”, declarou a advogada.
Segundo a advogada, ao levar o caso para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher do Piauí (DEAM), o homem poderá ser punido de forma mais severa.
O secretário municipal de segurança, Coronel Wagner Torres, disse que será instaurado um inquérito policial na Lei Maria da Penha.
“Acabei de falar com a delegada Tânia, titular da delegacia da mulher. Ela já me disse que está instaurando um inquérito porque ela entende que está enquadrado na Lei Maria da Penha. Realmente foi um crime contra as mulheres, não era só uma, eram cinco”, pontuou.
O prefeito Silvio Mendes também se pronunciou sobre o caso. “Não foi uma pessoa qualquer, eu não posso nem chamar de cidadão, é um criminoso que bateu numa mulher indefesa. Derrubou uma senhora no chão e a Prefeitura é solidária a esse tipo de pessoa que quer cuidar da cidade”, afirmou.
Confira nota da SDU Centro
A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro, esclarece sobre o ato de violência sofrido, nesta quinta-feira, por uma de nossas colaboradoras do serviço de limpeza, durante o trabalho na rua 13 de Maio.
Diariamente a SDU faz a limpeza dos espaços públicos. Nessa ação, muitas vezes, é necessário o bloqueio da via, em carácter transitório somente para que seja realizado a limpeza com segurança.
Repudiamos quaisquer ato de violência. E acionamos os órgãos de segurança pública para que tomem as medidas cabíveis a fim de coibir e punir as condutas criminosas praticadas contra nossos colaboradores.
NOTA DE REPÚDIO – PREFEITO SILVIO MENDES
A Prefeitura de Teresina, por meio do prefeito Silvio Mendes, vem a público repudiar, de forma veemente, a violência física e verbal sofrida por três trabalhadoras da limpeza pública da cidade, onde uma delas, foi atingida com um soco no rosto. O caso ocorreu depois que o agressor foi advertido por uma das vítimas por avançar com o veículo sobre um trecho que estava devidamente sinalizado e internado para a execução do serviço de higienização.
O fato se deu nessa quinta-feira (06), na Rua 13 de Maio, centro da capital, quando as vítimas estavam no pleno exercício de suas atividades laborais. Saudamos a rápida atuação da polícia que ao ser acionada, comprovou a materialidade do ocorrido e conduziu o suspeito à Central de Flagrantes.
Diante do exposto, o prefeito Silvio Mendes reforça que será dado todo o suporte às trabalhadoras, inclusive, com amparo psicológico e acompanhamento do caso, por meio das forças de Segurança do Município, afim de cobrar a devida punição ao agressor, dentro do rigor que a lei exige.
Assim, a Prefeitura de Teresina enfatiza sua total solidariedade às profissionais envolvidas neste triste episódio e reitera o mais profundo repúdio a todo e qualquer ato de violência praticado contra os servidores e servidoras da capital.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar