27 de agosto de 2025

“A gente sofre muito preconceito”, diz líder de garis após sofrer agressão

Redação

Publicado em 09/02/2025 14:44

Compartilhe:

Uma manifestação do Centro da capital piauiense repudiou o caso de violência física e moral envolvendo três servidoras da limpeza pública de Teresina (PI). O ato aconteceu na Rua 13 de Maio, no Centro de Teresina, em solidariedade às trabalhadoras Charlene Ferreira, Suzanny Camila e Ericka Dayane.

Elas trabalhavam na limpeza de uma rua no Centro quando foram vítimas de um motorista. Ele avançou com o carro em uma área bloqueada para que elas limpassem a via pública, na última quinta-feira (6). Ericka, que é líder da equipe de garis, chegou a levar um tapa no rosto do motorista, que foi encaminhado à Central de Flagrantes. 

O ato solidário contou com a presença do prefeito municipal Silvio Mendes (União Brasil). O prefeito entregou uma placa que reconhece o trabalho prestado à Teresina. Ericka Dayane representou a equipe e dedicou a homenagem à categoria.

Em discurso, Ericka pontuou que os garis querem respeito. “Saímos todo dia de casa cedo, nesse sol quente, para ir buscar um trabalho digno. A gente sofre muito, muito preconceito, tem muita gente ruim; tem gente que não tem coragem de dar água, não tem coragem de ceder um banheiro para a gente. Eu quero dizer que vou lutar para que a gente tenha respeito, e a gente vai ter respeito”, disse.

Servidoras recebem homenagem em ato solidário após caso de agressão (Foto: Jailson Soares/PMT)
Servidoras recebem homenagem em ato solidário após caso de agressão (Foto: Jailson Soares/PMT)
Servidoras recebem homenagem em ato solidário após caso de agressão (Foto: Jailson Soares/PMT)

Silvio Mendes reforçou que é preciso reagir e coibir atitudes criminosas como a que aconteceu com as servidoras. “Os teresinenses precisam viver em paz e repudiar qualquer atitude de grosseria, desrespeito, agressão ou violência em qualquer área”.

“Aos teresinenses que represento, estou aqui dizendo que repudiamos qualquer tipo de violência, onde quer que ela aconteça, qualquer tipo de preconceito, onde quer que aconteça. Essa placa mostra que a cidade reconhece e agradece o que vocês fazem por ela”, afirmou.

Servidoras recebem homenagem em ato solidário após caso de agressão (Foto: Jailson Soares/PMT)

NOTA DE REPÚDIO – PREFEITO SILVIO MENDES

A Prefeitura de Teresina, por meio do prefeito Silvio Mendes, vem a público repudiar, de forma veemente, a violência física e verbal sofrida por três trabalhadoras da limpeza pública da cidade, onde uma delas, foi atingida com um soco no rosto. O caso ocorreu depois que o agressor foi advertido por uma das vítimas por avançar com o veículo sobre um trecho que estava devidamente sinalizado e interditado para a execução do serviço de higienização.

O fato se deu nesta quinta-feira (06), na Rua 13 de Maio, centro da capital, quando as vítimas estavam no pleno exercício de suas atividades laborais. Saudamos a rápida atuação da polícia que ao ser acionada, comprovou a materialidade do ocorrido e conduziu o suspeito à Central de Flagrantes.

Diante do exposto, o prefeito Silvio Mendes reforça que será dado todo o suporte às trabalhadoras, inclusive, com amparo psicológico e acompanhamento do caso, por meio das forças de Segurança do Município, a fim de cobrar a devida punição ao agressor, dentro do rigor que a lei exige.

Assim, a Prefeitura de Teresina enfatiza sua total solidariedade às profissionais envolvidas neste triste episódio e reitera o mais profundo repúdio a todo e qualquer ato de violência praticado contra os servidores e servidoras da capital.

Celular da líder de garis foi quebrado por motorista (Foto: Alysson Camurça)

NOTA SDU CENTRO

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro, esclarece sobre o ato de violência sofrido, nesta quinta-feira, por uma de nossas colaboradoras do serviço de limpeza, durante o trabalho na rua 13 de Maio.

Diariamente a SDU faz a limpeza dos espaços públicos. Nessa ação, muitas vezes, é necessário o bloqueio da via, em carácter transitório somente para que seja realizado a limpeza com segurança.

Repudiamos quaisquer ato de violência. E acionamos os órgãos de segurança pública para que tomem as medidas cabíveis a fim de coibir e punir as condutas criminosas praticadas contra nossos colaboradores.

LEIA MAIS 

Líder de garis é agredida por motorista que tentava atropelar equipe durante limpeza


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: