16 de setembro de 2025

MPPI recomenda anulação da eleição na Câmara de Acauã

Publicado em 11/02/2025 17:20

Compartilhe:

Lomanto Costa, vereador de Acauã (Foto: reprodução)

O Ministério Público do Piauí (MPPI) expediu, nesta terça-feira (11), uma recomendação ao presidente da Câmara Municipal de Acauã (PI), José Lomanto de Sousa Costa, para anular a eleição da mesa diretora da Casa Legislativa para o biênio 2025/2026 e realize nova eleição.

O documento, assinado pelo promotor substituto Petrônio Cavalcante, afirma que o vereador José Lomanto de Sousa Costa exerceu a presidência da Câmara Municipal de Acauã nos biênios 2021-2022 e 2023-2024.

O vereador foi novamente eleito para o biênio 2025-2026, o que configura, assim, a terceira eleição consecutiva para o mesmo cargo, em descumprimento ao ordenamento jurídico.

O promotor explica que a reeleição sucessiva e ilimitada para cargos em mesas diretoras do Poder Legislativo é contrária ao entendimento e às orientações do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.

Assim, com base nas decisões do STF, além de recomendar nova eleição, no prazo de 10 dias, o promotor de Justiça orientou que o vereador José Lomanto de Sousa Costa não concorra à presidência da Câmara.

O Ministério Público estabeleceu o prazo de cinco dias para que o presidente da Câmara de Acauã envie resposta sobre o cumprimento da recomendação.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: