4 de julho de 2025

Ciclotimia: como reconhecer os sintomas e buscar tratamento

Alysson Camurça

Repórter
Publicado em 16/02/2025 20:00

Compartilhe:

Distúrbio causa altos e baixos emocionais (Foto: Freepik)

A ciclotimia é um distúrbio que causa altas e baixas emocionais parecido com o transtorno bipolar, porém com sintomas considerados mais leves. Ela pode se manifestar em qualquer idade, mas é mais comum no início da vida adulta.

Os sintomas incluem altos e baixos psicológicos, que podem se tornar mais acentuados ao longo do tempo. Sem tratamento, pode evoluir para um transtorno bipolar.

A causa exata da ciclotimia ainda não está clara. No entanto, acredita-se que haja uma combinação de fatores genéticos e ambientais. O diagnóstico pode ser desafiador devido a possível confusão com o transtorno bipolar e a depressão.

Recomenda-se buscar tratamento psicológico nos primeiros sinais de alteração de humor e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

O tratamento acontece por meio da avaliação psiquiátrica para reduzir o risco de possíveis agravamentos e prevenir o abuso de substâncias que pioram as crises, como bebidas alcoólicas.

Segundo o médico psiquiatra Vicente Gomes, o uso dos medicamentos controlados devem ser usados com cautela. “O tratamento estabilizador de humor tem que ter cuidado. Às vezes, o uso de um antidepressivo pode fazer virar rapidamente esse ciclo de humor”.

“Ela acaba ali entrando em um estado de euforia. Então, psicoterapia, estabilizador de humor, antidepressivo com cautela e mudanças no estilo de vida [sobre o tratamento adequado para quem sofre de ciclotimia]”, contou o médico.

Leia também: