
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que irá investigar o incidente envolvendo o avião Airbus A320, da companhia aérea Azul, com destino a São Luís (MA) e que pousou em Parnaíba (PI), nesta quarta-feira (20), após duas tentativas emergenciais nos aeroportos da capitam maranhense e em Teresina (PI).
A aeronave declarou “mayday fuel” –emergência por baixo nível de combustível.
Conforme o CENIPA os dados relativos ao acontecimento já foram coletados pelos investigadores e a ocorrência será tratada conforme os preceitos do Anexo 19, que aborda sobre fundamentos de Safety Management System (SMS), traduzido no Brasil como Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).
ENTENDA O CASO: O voo saiu de Campinas (SP) às 13h23 e tinha como destino a cidade de São Luís (MA). O avião não conseguiu pousar devido questões climáticas e depois, a situação tornou-se ainda mais delicada devido ao baixo nível de combustível na aeronave.
Segundo a Azul, o avião não conseguiu pousar na capital maranhense por conta de questões climáticas adversas. Então, o voo foi desviado para Teresina, onde o tempo também impediu o pouso.
Após duas tentativas de pouso, o voo foi desviado para a cidade de Parnaíba, onde conseguiu aterrissar às 17h49. Na cidade piauiense, a aeronave foi reabastecida e seguiu para seu destino original, a cidade de São Luís, onde os passageiros desembarcaram.
Confira a nota do Cenipa na íntegra:
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informa que, na última quarta-feira (19/02), foi notificado sobre o evento envolvendo a aeronave de matrícula PR-YSF, no Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho, em Parnaíba (PI).
Os dados relativos ao acontecimento já foram coletados pelos investigadores e a ocorrência será tratada conforme os preceitos do Anexo 19, que aborda sobre fundamentos de Safety Management System (SMS), traduzido no Brasil como Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).
MATÉRIA RELACIONADA
Avião pousa em Parnaíba após declarar emergência de combustível