
Com a chegada do Carnaval, os foliões já se preparam para dias inteiros com muita dança e caminhadas. No entanto, um detalhe que muitas vezes é negligenciado pode fazer toda a diferença: a escolha do calçado adequado.
Para ajudar quem quer aproveitar a folia sem dores nos pés, o médico ortopedista Alciomar Veras dá dicas sobre quais sapatos são mais indicados para essa época festiva.
Segundo o especialista, a escolha do calçado afeta diretamente a pisada e a circulação sanguínea. “Quando você usa um sapato inadequado, você altera a forma da pisada e a maneira como o sangue circula. O coração bombeia o sangue para baixo e os pés ajudam a impulsioná-lo de volta. Se o calçado não for adequado, pode haver dores, desconforto e inchaço”, explica o ortopedista.
Qual calçado escolher?
Na hora de optar pelo sapato ideal, alguns pontos são essenciais: largura, altura e estabilidade. Para quem pensa em usar rasteirinhas, por exemplo, a recomendação é ter cuidado. “Para um período mais longo de festa, o ideal é um sapato que tenha largura suficiente para acomodar o pé sem apertar, pois um calçado muito estreito pode causar dores na região anterior do pé”, alerta.
Já os sapatos de salto alto também não são a melhor opção. “Eles encurtam a passada, dificultam a estabilidade e podem causar dores e inchaço, já que toda a pressão se concentra na ponta dos dedos”, diz o especialista.
A melhor alternativa é um modelo intermediário, como sandálias com um leve salto e base mais larga, que ajudam a distribuir melhor o peso do corpo.
E o tênis?
Para quem prefere um calçado fechado, o tênis é uma ótima escolha, mas é importante observar o melhor tipo. “Existem pisadas pronadas (pés voltados para dentro) e supinadas (pés voltados para fora). Caso o tênis não seja o ideal para seu tipo de pisada, usar uma palmilha pode ajudar a distribuir melhor a pressão nos pés e garantir mais conforto”, recomenda.
Dicas extras para um Carnaval sem dores
- Evite sapatos novos, que ainda não foram amaciados e podem causar bolhas.
- Prefira calçados com amortecimento para absorver melhor o impacto da caminhada e da dança.
- Hidrate os pés e faça alongamentos antes e depois da folia.
- Dê pausas para descansar os pés sempre que possível.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar