No Piauí, mais de 360 mil são trabalhadores por conta própria

Dados do IBGE mostram que autônomos trabalham mais que empregados e empregadores

 

Manicure (Foto: Pixabay)

Os trabalhadores por conta própria do Piauí passam mais tempo na atividade profissional do que empregados e patrões. Enquanto a média de horas trabalhadas semanalmente no Piauí por empregados é de 32,6 e patrões é de 30,7, quem atua por conta própria passa 39,7 horas trabalhando.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao quarto trimestre de 2024.

Segundo o coordenador de comunicação do IBGE no Piauí, Eyder Mendes, o conceito de trabalhador por conta própria é “a pessoa que trabalha explorando o seu próprio empreendimento, sozinha ou com sócio, sem ter empregado ou contando, ou não, com ajuda de trabalhador não remunerado de membro da unidade domiciliar em que reside”. Ainda de acordo com Mendes, o trabalhador por conta própria pode ser formalizado (com registro de CNPJ) ou não.

Entre os 368 mil piauienses que trabalham por conta própria, cerca de 52 mil são formais (14,13%) – com registro de CNPJ – e outras 316 mil pessoas (85,87%) são informais.
O salário médio de trabalhadores por conta própria no Piauí é de R$ 1.216, bem abaixo da média nacional que é de R$ 2.647.

A média de horas trabalhadas por semana no Piauí está abaixo da média nacional. Enquanto no Piauí os trabalhadores por conta própria trabalham 39,7 horas por semana, no Brasil a média é de 44,3 horas.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar