
Pedro Pires e Jonas Carvalho
pedropires@tvclube.com.br
O professor Charles Silveira foi reconduzido à presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS), nesta terça-feira (25). Em comunicado, a prefeitura de Teresina confirmou o retorno. Ao Portal ClubeNews, Charles Silveira, destacou que as emendas parlamentares, no setor da saúde, são importantes, mas não resolvem tudo.
“O subfinanciamento que existe na saúde, no Brasil todo, não vai ser resolvido por meio de emendas parlamentares. Essas emendas são fundamentais para melhorar alguns aspectos da nossa rede, mas não resolvem, são pontuais. Temos que ter um aumento dos incrementos do teto de Média e Alta Complexidade (MAC), para que possamos receber mais recursos, por exemplo, para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que tem um déficit de mais de R$ 20 milhões”, explicou.
Charles acrescentou que o prefeito dialogou com o Ministério da Saúde, juntamente com vereadores da Câmara Municipal de Teresina. O professor explicou que os trabalhos na FMS devem continuar da mesma forma e que, em nenhum momento, houve descontinuidade.
“A gestão continuou com a equipe que estava lá. O meu retorno vem do entendimento entre a minha pessoa e o Dr. Sílvio. Nos conhecemos há mais de 30 anos e sabemos que temos uma missão. Então não houve descontinuidade, a fundação continuou funcionando. De início aconteceu a falta de medicamentos e insumos. Então fizemos uma chamada pública e as empresas estão aí entregando os medicamentos”, explicou.
Charles explicou que no inicio da semana foi autorizada uma licitação para a aquisição dos insumos, e que dia 13 de março serão abertas as propostas. Sobre a abertura do Hospital Getúlio Vargas, para urgência e emergência, o gestor explicou que qualquer hospital que amplie esse atendimento, vai auxiliar o HUT.
“Qualquer outra estrutura que seja aberta, para urgência e emergência, vai melhorar o atendimento no HUT. Isso poque não é um hospital de Teresina, ele é do Piauí. Então é uma situação complexa, tivemos boas tratativas e vamos retomar essas discussões.”, esclareceu.
*Estagiário sob a supervisão do jornalista Eduardo Amorim
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar