3 de novembro de 2025

Sem equipamentos e funcionários, Hospital Veterinário de Teresina está fechado

Repórter
Publicado em 25/02/2025 18:40

Compartilhe:

Clínica Veterinária Municipal Teresina (Foto: TV Clube)

A Clínica Veterinária Municipal de Teresina, concluída em setembro de 2024, ainda não está funcionando. Localizada no Loteamento Hugo Prado, na zona Sul da capital, a estrutura foi construída com um investimento de R$ 994.990, visando oferecer atendimento veterinário de baixo custo para a população.

No entanto, a falta de equipamentos e de uma equipe definida para o hospital impede que os serviços sejam oferecidos aos animais e tutores da cidade.

A clínica veio de uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura de Teresina. A construção do prédio ficou a cargo do governo estadual, enquanto a prefeitura se responsabilizaria pelos equipamentos e pelo atendimento.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Aluísio Sampaio, explicou que a gestão do hospital está em processo de definição, mas o orçamento de 2025 da Secretaria de Meio Ambiente não contempla recursos para a operação da clínica.

Cachorro (Foto: TV Clube)

Em entrevista à TV Clube, o secretário afirmou que a SEMAN tem interesse em colocar a clínica em funcionamento, mas ainda enfrenta dificuldades logísticas e orçamentárias para fazer isso acontecer.

“Nos interessa de fato que essa clínica funcione. Até porque nós temos aqui na Secretaria de Meio Ambiente um núcleo, uma coordenação de bem-estar animal. E nós estamos focados para melhorar essa política pública com relação aos animais domésticos, aos pets e passa também pela castração e controle populacional desses animais”, disse.

O secretário ressaltou que, no momento, o orçamento da secretaria não contempla o funcionamento da clínica em 2025. Além disso, o Aluísio informou que há uma falta de definição sobre qual órgão será responsável pela administração da clínica.

“Nós já designamos aqui o veterinário Paulo, responsável por isso, para acompanhar o processo. Entrei em contato com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), também o atual presidente, para saber qual é a orientação do prefeito Silvio Mendes”, revelou o secretário.

Animais (Foto: TV Clube)

Aluísio Sampaio ainda destacou que, apesar do interesse em dar andamento ao projeto, a Secretaria de Meio Ambiente não teria a expertise necessária para administrar um hospital veterinário.

“Se a gestão será feita pela Secretaria de Meio Ambiente, que não tem essa expertise, ou se será feita pela Fundação Municipal de Saúde. Nós assumimos há pouco tempo essa pasta e diante de vários problemas, agora precisamos focar para esse ponto e buscar a solução desse problema”, concluiu.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias