15 de agosto de 2025

Campanha Banho Seguro alerta para risco de afogamentos no Carnaval

Lays Viana

Repórter
Publicado em 28/02/2025 18:15

Compartilhe:

Treinamento para situações de afogamento (Foto: divulgação)

Para prevenir acidentes e mortes por afogamento em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes, a Defesa Civil do Piauí intensificou ações de orientação à população. Entre as iniciativas está a campanha Banho Seguro, que alerta sobre os riscos e medidas de segurança.

Durante a ação do Programa Vida no Trânsito, da Secretaria da Saúde (Sesapi), na Rodoviária de Teresina, profissionais da Defesa Civil distribuíram materiais educativos com orientações para os dias de festa.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, destacou que o Carnaval coincide com o período chuvoso no estado, tornando os banhos naturais mais perigosos. Por isso, é fundamental que os banhistas redobrem a atenção.

“No Piauí vamos ter vários territórios impactados, planície litorânea, preferencialmente, a gente tem o território dos Cocais, o território dos Carnaubais, o território Entre Rios, o território do Vale do Sambito e parte do território do Guaribas. As autoridades meteorológicas provavelmente vão emitir vários alertas ao longo dessa semana, do período carnavalesco. Então, o folião pode esperar muita chuva nesses territórios mencionados”, analisa.

Outros cuidados

Outros cuidados incluem a atenção à trafegabilidade nas estradas e a prevenção contra alagamentos. A recomendação é que motoristas evitem se arriscar em condições de mau tempo, aguardando no acostamento até a tempestade passar, sem tentar atravessar vias alagadas. Além disso, a proteção contra descargas elétricas e a segurança em locais de festa também devem ser consideradas.

“Nós temos tido um histórico de chuvas com forte incidência de descargas elétricas, de raios, nuvens solo, e também um histórico recente de chuvas com muitos episódios de vento, com rajadas entre 60 e até mais de 80 km por hora, então, a gente tem que seguir aquele protocolo clássico de estar em área segura, área coberta, saber a localização exata das saídas de emergências, para manter a segurança no ambiente de festa”, reforça.

Atendimentos

Em caso de emergências, os piauienses podem acionar os órgãos de segurança pelos números de atendimento, como o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) e Polícia Militar do Piauí (190).

Os interessados em receber os alertas oficiais da Defesa Civil devem enviar um SMS com o CEP da localidade para o número 40199.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: