Mayrla Torres e Zulmira Ximenes/g1
mayrlatorres@tvclube.com.br
A avenida Barão de Gurguéia, em Teresina (PI), foi tomada pela animação do Bloco Carnaval das Fuleiras, que completou sua 18ª edição. O bloco, que começou como uma brincadeira entre amigos no bairro Tabuleta, hoje se tornou uma tradição familiar marcada por irreverência, diversão e muita música.
O nome “Fuleiras” vem da tradição dos homens se fantasiarem de mulher e das mulheres se fantasiarem de homem, tudo em um clima de brincadeira e descontração.
“Eles se tornam as Fuleiras por conta da fuleiragem, da diversão. É um momento de festa e de liberdade”, explica Henrique Felipe Araújo, publicitário e organizador do bloco.
Ele cresceu acompanhando o evento e vê a festa como um marco em sua vida: “Surgiu quando eu era bem pequenininho, então é muito importante para mim. É relembrar uma infância, uma vida que muitos jovens também cresceram vivendo esse carnaval”.
Além da alegria e das fantasias irreverentes, o Bloco das Fuleiras também se destaca por valorizar a cultura local. “A gente sempre traz artistas piauienses para animar a festa”, destacou Henrique.
Todos os anos, o bloco sai no domingo de Carnaval, com início às 16h e encerramento por volta da meia-noite. “A gente nunca imaginou que a brincadeira tomaria essa proporção. Hoje, o bloco é uma tradição familiar, onde todo mundo vem para se divertir em paz”, comentou.
Confira algumas fotos do Carnaval das Fuleiras!
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!