Consultor financeiro dá dicas de organização pós-carnaval

O consultor revelou que o primeiro passo para reverter uma desorganização financeira, é uma mudança de mentalidade

Dinheiro – Foto: Carlienne Carpaso

Muitos foliões podem relatar dificuldade financeiras após o Carnaval. Os gastos em viagens, lazer e até nas contas típicas de começo de ano podem fazer o orçamento ficar apertado. O consultor financeiro Ismael Bastos recomenda que a organização financeira deve vir já do ano anterior.

O brasileiro costuma dizer que o ano só começa depois do carnaval. Mas o ano deve começar no ano anterior, quando a gente recebe a segunda parcela do décimo terceiro em dezembro“, diz.

Bastos lembra que as organizações familiares precisam de uma atenção redobrada quando o assunto é orçamento nos primeiros meses do ano. “A pessoa deve se programar para os gastos de início de ano: vem IPVA, caso a família tenha veículo; vem material escolar. Então, é preciso que a pessoa use esse dinheiro para pagar contas com juros altos”, cita.

Para pessoas com a vida financeira desorganizada e com dívidas atrasadas, o consultor financeiro aconselha a renegociação do débito com as empresas. 

“Aquela pessoa que tem alguns créditos com juros altos, é importante renegociar essa dívida, com uma parcela menor, que caiba nesse orçamento, alongando esse prazo. E como essa parcela vai ficar menor, ele começa a fazer um planejamento financeiro melhor”, declarou.

Ismael também deu algumas dicas de comportamentos a serem evitados a fim de possuir uma tranquila vida financeira. “São dicas para você não cair em golpes e nem em ciclos viciosos de gastos”:

– “Não pode viver um padrão de vida que não é condizente ao que ele possui”;

– “(Evitar) ser seduzido por algum tipo de investimento que ele vai ter um ganho rápido, como jogos de azar e bets”.

– “Não transferir dinheiro para terceiros quando for investir. O investimento deve ser entre você e sua própria conta”.

O consultor revelou ainda que o primeiro passo para reverter uma desorganização financeira, é uma mudança de mentalidade.

“Porque se você não tiver, dentro das finanças, uma mentalidade forte, uma mentalidade poupadora e tiver disciplina; você, com certeza, vai continuar na ciranda do endividamento contínuo”, concluiu.

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar