Moradores da região do Grande Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, foram surpreendidos nesta sexta-feira (7) após as fortes chuvas que atingiram a área. O alagamento causou transtornos e até a aparição de animais.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram que a grande quantidade de água na Avenida Joaquim Nelson atraiu um jacaré, que foi fotografado sobre a calçada. Além disso, peixes foram avistados no local, e alguns moradores aproveitaram a situação para pescar com redes.
Em um dos vídeos divulgados, um morador exibe a quantidade de peixes pescados, que variam desde piabas até exemplares maiores, pesando até 2 kg. Nas proximidades da Escola Municipal Lunalva Costa, no bairro Itararé, a situação caótica impediu a passagem de veículos de pequeno porte pela Rua Dino Pereira.

A população reclama que as obras em andamento na região estariam contribuindo para o acúmulo de água no Dirceu, incluindo nos trilhos do metrô. Uma moradora, identificada como Aniere, relatou à TV Clube que o aterramento de um riacho próximo, devido ao alargamento da BR-343, seria a causa do problema.
“Eles estão interrompendo trechos do riacho por causa dessas obras depois da Dureino, no Dirceu. Em dias como hoje, quando chove, não conseguimos passar nem pela BR-343, nem pela Avenida Joaquim Nelson. O riacho transborda, a água sobe, e eles continuam aterrando para fazer a pista, tentando eliminar o riacho de qualquer forma. Sempre que chove, as vias ficam bloqueadas, e não conseguimos passar”, disse.
A equipe do Portal ClubeNews tentou contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) para obter informações sobre as providências para solucionar os transtornos, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.
Em nota, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU-Sudeste) explicou que está sendo criado um projeto para implementação de medidas para garantir a eficácia do sistema de drenagem. Confira a nota:
Nota sobre situação da Av. Joaquim Nelson
A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU Sudeste) informa que a Avenida Joaquim Nelson, na zona Sudeste de Teresina, está localizada em uma área que integra um curso d’água pertencente à maior sub-bacia hidrográfica da cidade. Essa característica natural demanda atenção especial para garantir o escoamento adequado das águas pluviais e evitar transtornos à população.
A SDU Sudeste realiza, de forma contínua, a limpeza e fiscalização dos canais da região, prevenindo obstruções e assegurando o fluxo adequado das águas. Essas ações são essenciais para minimizar impactos, especialmente durante períodos de chuvas intensas.
Eventos como o ocorrido hoje são consequência da alta intensidade pluviométrica em um curto período de tempo. A solução definitiva para essa situação requer a implantação de dispositivos de drenagem adequados.
Para isso, a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) está elaborando um projeto que visa implementar medidas estruturais e sustentáveis, garantindo a eficiência do sistema de drenagem e promovendo mais segurança e qualidade de vida para a população.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!