
O líder comunitário Valmir Cerqueira da Silva, 43 anos, foi morto a tiros, na tarde de domingo (16), na zona norte de Teresina. O crime aconteceu enquanto a vítima estava em um estabelecimento comercial com a família.
A vítima foi surpreendida por criminosos, que chegaram ao local em uma motocicleta e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra ele.
O delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pela investigação, afirmou que os autores do crime ainda não foram identificados.
“Os indivíduos chegaram de motocicleta e dispararam diversas vezes contra Valmir. A análise preliminar da perícia identificou pelo menos cinco perfurações no corpo dele, mas ainda vamos confirmar se houve mais”, explicou.
Histórico criminal
A polícia busca entender a relação entre motivação do crime e o passado da vítima. Valmir Cerqueira da Silva era líder comunitário, mas já havia tido passagens pela polícia por tráfico de drogas e chegou a usar tornozeleira eletrônica.
“Precisamos analisar se ele tinha algum envolvimento recente com facções criminosas ou rixas que pudessem justificar esse ataque. O passado, muitas vezes, cobra seu preço”, destacou Ursulino.
A investigação também está ouvindo familiares e testemunhas que estavam no local no momento do crime.
“Sabemos que a esposa e os filhos menores estavam com ele, assim como o proprietário do estabelecimento, que pode fornecer informações importantes”, disse.