Os fiéis católicos vivem a Quaresma de diferentes modos. O período relembra os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar seu ministério. Durante essa época, a igreja orienta que os fiéis devem seguir uma vida baseada em oração, caridade e penitência.
Experiência pessoal
A psicóloga Jeisa Renata sobreviveu a um grave acidente de trânsito e um acidente vascular cerebral, ela considera que o restabelecimento da sua saúde foi um milagre. Depois disso ela passou a viver a religiosidade de outra forma, inclusive na Quaresma. Nesse período de 40 dias, ela tem feito a oração do santo rosário às 4h da manhã.
“Quem acompanhou a história e teve acesso aos meus exames, sabe que minha vida hoje é um milagre de Deus. Eu não era uma católica praticante, não confessava e nem comungava, além de dificilmente ir nas missas. Achava que só crer em Deus, rezar antes de dormir e não fazer mal a ninguém já era o bastante.”, explicou.
Vivenciar a penitência
O estudante Vinícius Silva vivencia, pela primeira vez, a experiência da penitência no período quaresmal. Ele optou por retirar da dieta um alimento que tem o costume de consumir: o pão francês.
“Essa foi uma maneira de me aprofundar mais na minha espiritualidade e de conseguir sentir um pouco mais do que pede esse período. Seguindo a orientação de que é justo que custe o que muito vale, eu decidi que eu iria abrir mão de algo que já fazia parte, com a certa frequência, da minha rotina. O café da manhã é a refeição que eu mais gosto no dia e eu decidi que não iria comer pão durante os 40 dias da quaresma. Por ser um alimento que me sacia bastante e que eu gosto muito”, explicou.
Conforme Vinícius, esse tem sido um processo de bastante evolução, mas que sente falta do consumo. “Não é inevitável sentir falta do alimento, mas é uma prática da qual eu não me arrependo, em que eu estou bem firme e assim espero seguir até o final, até a forma de ser mais edificado espiritualmente, mais evoluído e amadurecido.
Para a aposentada Antônia Melo, a Quaresma é o momento de abdicar de hábitos que ela tem costume de praticar durante 40 dias.
“Nesse período de Semana Santa, minha abstinência está sendo diminuir o uso de redes sociais. Eu gosto de postar, comentar; então, estou passando 40 dias usando o mínimo possível. Também cortei o consumo de álcool, vou cumprir minha Quaresma conforme os preceitos da minha igreja católica”, detalhou.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar