Vídeo: enxurrada arrasta pedestres e veículos na zona Sul de Teresina

A chuva caiu no sábado (22) e gerou diversos pontos de alagamento

A chuva que ultrapassou os 70 mm de água em Teresina (PI) na noite de sábado (22) deixou muitos moradores preocupados. Em vídeos divulgados pela população, uma mulher e uma criança que estavam juntas no bairro Promorar, zona Sul de Teresina, quase foram arrastadas pela correnteza da água em uma enxurrada. Um homem rapidamente consegue segurá-las e fazer o resgate.

No mesmo bairro, outros vídeos mostram uma moto que estava estacionada na Avenida Deputado Ulisses Guimarães, principal do Promorar, sendo levada pela correnteza. Um rapaz ainda tenta pegar a moto, mas é orientado pelos populares a não se arriscar devido à força da água. Em outro momento, na mesma região, um carro com uma mulher dentro quase foi arrastado. Moradores conseguiram prestar apoio à motorista.

A coordenadora da sala de monitoramento e prevenção de eventos climáticos extremos, climatologista Sara Cardoso, afirma que as chuvas na região de Teresina e Campo Maior ultrapassaram os 70 mm. A sala integra a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh).

“Oficialmente nós temos o dado que na porção Centro Sul de Teresina nós tivemos 76 mm (de chuva). Os dados estimados apontam que tivemos chuvas que variaram de 75mm a 100mm na porção Sul de Teresina”, detalha a coordenadora.

Devido a essa situação, a coordenadora cita que a cidade registrou diversos pontos de alagamentos. “Tivemos uma enxurrada no bairro Promorar (zona Sul de Teresina), na avenida principal, em virtude das configurações do relevo acentuado. A avenida tem um declive bem expressivo. Isso gerou alguns transtornos como os observados nos vídeos apresentados pela população”.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil de Teresina confirmou que, na noite de sábado (22), a cidade registrou na Rua José Omatti, no bairro Ilhotas, a queda de uma árvore que bloqueava o trecho.

As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros também foram acionadas para atender a ocorrência do desabamento de uma parede em uma residência na Rua Professor Oscar Clark, no bairro Buenos Aires.

“A moradora, Raimunda Alves, de 70 anos, foi prontamente retirada do local e encaminhada para a casa de familiares. Ela será acompanhada pela assistência social do município e receberá, nos próximos dias, a visita de um engenheiro da SDU Norte para avaliação técnica e orientações quanto às providências necessárias”, informou a Defesa Civil.

Em emergências, o secretário municipal de Defesa Civil, coronel José Nunes, lembra que a população pode acionar ajuda pelo telefone (86) 99514-2250, “sempre que perceber sinais de perigo, como rachaduras, deslizamentos ou alagamentos”, alertou o secretário.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar