Governo do Piauí propõe Lei da Sucata e uso de IA para combater crimes

As medidas apresentadas serão debatidas e precisam de aprovação da Assembleia Legislativa.

Governo do Piauí propõe Lei da Sucata e uso de IA para combater crimes (Foto: g1)

O Governo do Piauí lançou, nesta segunda-feira (24), o projeto Pacto pela Ordem, um conjunto de ações para combater o crime organizado no estado. A cerimônia foi realizada no Palácio do Karnak, em Teresina.

Entre as medidas anunciadas pelo governo estão: a Lei da Sucata,  que prevê a destinação de veículos em fim de vida útil, com o objetivo de coibir o mercado ilegal de peças e reduzir os índices de roubos e furtos de automóveis; implementação de viaturas com inteligência artificial; destruição de bens utilizados em atividades criminosas; e intensificação aos crimes ambientais.

O Pacto pela Ordem prevê ainda o fortalecimento da transparência e da participação social na segurança pública, com a criação do Fundo Estadual de Reparação às Vítimas, a ampliação do painel de dados da SSP e a regulamentação do uso de câmeras corporais por policiais, em consonância com as diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Já para os agentes de segurança, será implementado um programa de bonificação por produtividade, incentivando o cumprimento de metas no combate à criminalidade.

Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Chico Lucas, as medidas apresentadas serão debatidas e precisam de aprovação da Assembleia Legislativa.

“Vamos lançar o pacote geral, mas cada lei vai ser debatida exaustivamente com a sociedade, os legisladores e os operadores jurídicos”, destacou.

LEIA TAMBÉM:

Governador anuncia ‘Pacto pela Ordem’ para reforçar combate às facções no Piauí

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar