29 de julho de 2025

Jovem morto no Piauí foi abusado por mandante do crime quando criança

Redação

Publicado em 25/03/2025 18:20

Compartilhe:

Local do crime em Baixa Grande do Ribeiro (Foto: PC-PI)

As investigações sobre a morte do jovem Erick Mateus de Sousa e Silva, de 22 anos, inicialmente apontavam que o crime teria sido motivado por uma dívida de drogas. No entanto, novas informações podem mudar a linha investigativa. Testemunhas ouvidas pela polícia relataram que o mandante do crime, ocorrido em Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí, nutria uma obsessão doentia pelo jovem. A informação foi repassada pelo delegado Marcos Halan.

O suspeito de planejar o crime, conhecido como “Pernambuco”, também é acusado de abusar de Erick desde que ele tinha 9 anos, no município de Balsas (MA). Mesmo após a mudança da família para Baixa Grande do Ribeiro, a perseguição continuou, pois o agressor também se mudou para a mesma cidade algum tempo depois.

Conforme o delegado, após a morte de Erick Mateus, a polícia recebeu denúncias anônimas apontando que o suspeito teria motivos passionais para planejar o crime. Com essa informação, uma nova linha de investigação foi aberta.

Em depoimento, testemunhas relataram que o homem perseguia Erick Mateus. Preocupados, familiares da vítima tentaram intervir, afastando o jovem do agressor. Nos últimos meses, as ameaças de “Pernambuco” teriam se intensificado após Mateus iniciar um novo relacionamento com uma garota.

Histórico criminoso

Ainda segundo o delegado, o mandante do crime já havia sido preso duas vezes em 2024 por tráfico de drogas, mas permaneceu pouco tempo no presídio. Segundo as investigações, ele teria afirmado aos executores que desejava a morte de Mateus por uma suposta dívida de drogas. No entanto, esse não seria o verdadeiro motivo do crime.

Diante desses novos fatos, a polícia comunicará as autoridades de Balsas para a abertura de um inquérito por estupro de vulnerável, visto que o crime não está prescrito.

Local do crime em Baixa Grande do Ribeiro (Foto: PC-PI)

Relembre o crime 

O jovem Erick Mateus de Sousa e Silva, de 22 anos, foi assassinado dentro de sua própria residência na última quarta-feira (19), em Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí. A vítima foi morta com golpes na cabeça.

Horas depois do crime, a Polícia Civil e a Polícia Militar da cidade efetuaram a prisão dos suspeitos envolvidos. Conforme o delegado Marcos Halan, a morte de Mateus foi encomendada e executada por dois adolescentes e um adulto. O mandante, identificado apenas pelas iniciais C.R.C.A., também foi preso.

Leia também: