Silvio Mendes diz que mais de mil garis eram pagos sem trabalhar

Mendes também apontou irregularidades na prestação de contas das concessionárias na gestão anterior.

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), denunciou nesta quinta-feira (27) que as empresas responsáveis pela limpeza urbana, apesar de receberem os repasses da Prefeitura desde janeiro, não efetuaram os pagamentos de garis e caminhoneiros. Mendes também apontou irregularidades na prestação de contas das concessionárias na gestão anterior. Segundo ele, cerca de mil garis recebiam salários sem trabalhar.

“A balança que pesava os caminhões no aterro sanitário não existia, estava quebrada. Descobriu-se que o sistema eletrônico de medição, que registrava o peso dos caminhões para cálculo dos pagamentos, estava fraudado. Como pagar uma dívida que claramente era ilegal?“, questionou o prefeito.

Diante da situação, Mendes afirmou que não quitará os débitos pendentes e que haverá um ajuste para cortar despesas em dezembro. A Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) foram acionadas para levar o impasse ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a fim de garantir o pagamento dos trabalhadores.

O prefeito reforçou que, a partir de agora, só realizará os repasses quando os salários dos servidores estiverem regularizados.

“É preciso colocar as coisas no lugar. Pedi hoje que a Procuradoria do Município e a Eturb, na pessoa do Vicente, vá ao Tribunal do Trabalho para garantir o pagamento dos garis, que fazem a limpeza, e dos caminhoneiros, que realizam o serviço”, concluiu Mendes.

Outro lado 

A produção do Piauí TV 1 tentou entrar em contato com as empresas Aurora Serviços e Recicle Serviços de Limpezas, responsáveis pela coleta de lixos domiciliar, mas até a veiculação da reportagem não obteve retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

 

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar