Unidades de atendimento digital passam a emitir CPF no Piauí; saiba como solicitar

Para menores de idade (até 16 anos incompletos) ou pessoas interditadas judicialmente, é necessário o acompanhamento do responsável legal.

Instituto de Identificação Digital (Foto: Secretaria de Segurança Pública)

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), anunciou a ampliação dos serviços oferecidos nas Unidades de Atendimento Digital. Responsáveis pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), essas unidades agora também realizam a emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para a população.

Com a integração das bases de dados e o uso do CPF como identificador único na nova identidade, a iniciativa busca facilitar o acesso da população a serviços públicos essenciais, especialmente para quem ainda não possui o documento.

“Nosso objetivo é transformar as unidades do Instituto em unidades básicas de cidadania. A emissão do CPF nas nossas unidades representa mais um passo rumo à universalização do acesso a documentos básicos, com eficiência, segurança e acolhimento”, destacou o diretor do instituto, Marcelo Mascarenhas.

Saiba como solicitar o CPF
Para emitir o CPF nas unidades do Instituto de Identificação, o cidadão deverá apresentar:

  • Certidão de Nascimento atualizada (com número de matrícula e selo de seleção);

  • Comprovante de residência atualizado.

Para menores de idade (até 16 anos incompletos) ou pessoas interditadas judicialmente, é necessário o acompanhamento do responsável legal. O Instituto conta com 140 postos de atendimento em 127 municípios piauienses.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI)


∴ Compartilhar