FMS lança painel para monitorar mortes por acidentes de trânsito

A plataforma permite que se obtenha dados como o total de óbitos por acidente de trânsito desde 2014

Painel de Monitoramento da FMS (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou o painel de monitoramento dos óbitos por acidente de trânsito. A plataforma permite que se obtenha dados como o total de óbitos por acidente de trânsito desde 2014, categorizados por sexo, faixa etária e taxa de mortalidade.

De acordo com os dados, somente em 2024, 156 residentes de Teresina perderam a vida em acidentes de trânsito, representando um aumento de 26,8% em relação a 2023.

Os homens são maioria, correspondendo a 88% das mortes registradas, com a faixa etária de 20 a 39 anos. Em 2024, 139 homens morreram. Em relação às mulheres, foram registrados 18 óbitos.

O presidente da FMS, Charles Silveira, destacou que o objetivo do painel é assegurar transparência e fornecer ao poder público dados detalhados para a elaboração de estudos e ações estratégicas de combate a acidentes.

“Os dados estão apresentados de forma clara, utilizando gráficos e indicadores que ilustram essa realidade local, que, infelizmente, reflete uma tendência global”, afirmou.

Para o diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, o painel é uma ferramenta poderosa para sistematizar informações e aprimorar as intervenções na área de saúde pública.

“As informações disponíveis no painel podem subsidiar os gestores em tomadas de decisão e na busca pela melhoria dos indicadores. Também contribuem para conscientizar a população sobre a importância de um comportamento responsável no trânsito”, ressaltou.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar