Viatura com IA: sistema reconhece rostos e placas com suspeita criminal em tempo real

O sistema é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Viatura inteligente do Governo do Estado (Foto: Mayrla Torres)

As viaturas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) vão ganhar o reforço de um novo sistema que usa Inteligência Artificial (IA), resultado de uma parceria entre a SSP-PI e a Universidade Federal do Piauí (UFPI). O projeto permite o reconhecimento facial de pessoas investigadas e a identificação automática de veículos com restrição de roubo e furto em tempo real. 

Segundo o professor Érico Leão, do Departamento de Computação da UFPI, a iniciativa envolve pesquisadores, alunos de graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação.  “Dentro da viatura, o policial terá o sistema funcionando o tempo todo, trazendo feedbacks e informações sobre o que está ao redor. Isso auxilia na tomada de decisão e permite uma atuação mais eficiente”, explicou o professor.

Como funciona a viatura inteligente?

A tecnologia utilizada no projeto é baseada em dispositivos de baixo custo e sistemas abertos, o que torna a solução mais acessível e escalável. O equipamento embarcado nas viaturas faz o reconhecimento de rostos e placas de veículos automaticamente, comparando os dados com os registros de segurança.

Caso um carro com restrição passe pelo campo de visão das câmeras, o policial será imediatamente notificado e poderá tomar as medidas necessárias, como abordar o veículo ou acionar reforço.

Da mesma forma, o sistema pode alertar sobre a presença de indivíduos com mandados de prisão em aberto. Além dessas funcionalidades, a viatura também oferecerá um canal para que a população registre boletins de ocorrência diretamente no veículo.

Viatura inteligente do Governo do Estado (Foto: Jonas Carvalho)

FASE DE TESTES

Atualmente, o sistema está na fase de testes reais, com uma viatura-laboratório sendo utilizada para validar as funcionalidades. O objetivo é garantir que a tecnologia seja eficaz antes de sua implementação em escala maior.

O sistema foi projetado para ser integrado aos bancos de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), permitindo que os policiais tenham acesso imediato a informações relevantes durante os patrulhamentos.

“Essa parceria entre a UFPI e a Secretaria de Segurança já vem desde o final de 2023. Agora estamos na fase de prototipação. Os dados estruturados da SSP possibilitam o desenvolvimento de soluções mais eficientes”, ressaltou o professor Érico Leão.

Além da estruturação de dados, outro diferencial do projeto é o uso de tecnologias abertas, o que facilita futuras melhorias e adaptações às necessidades locais. “O sistema foi todo desenvolvido por pesquisadores do Piauí, o que permite uma adequação maior à realidade da nossa segurança pública”, acrescentou.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar