Cemitérios de Teresina viram esconderijo para criminosos, denunciam moradores

Além da falta de segurança, os cemitérios públicos sofrem com superlotação e abandono

Cemitério em Teresina (Foto: TV Clube)

Os cemitérios públicos de Teresina estão sofrendo com superlotação, insegurança e abandono, segundo os relatos de moradores. Além da falta de vagas para sepultamentos, a ausência de vigilância tem transformado os locais em esconderijos para criminosos. 

Eraldo Rodrigues, presidente da Associação de Moradores do bairro Buenos Aires, afirma que o cemitério da região tem sido refúgio para criminosos durante a noite.

“As pessoas fazem os furtos à noite e se escondem dentro das próprias covas que existem aí e, com o dia de manhã, eles desaparecem, ninguém vê. O segurança não vai andar à noite só ele sozinho, é um perigo”, contou.

Cemitério Santo Antonio (Foto: TV Clube)

A superlotação também é um problema enfrentado nos cemitérios da região. No Buenos Aires, onde há mais de 4.000 túmulos, a dificuldade para encontrar espaço para novos sepultamentos tem gerado preocupação.

“Aqui tem uma superlotação porque temos um prazo de carência de 5 anos. Pessoas que querem enterrar familiares e passaram desse prazo perdem aquele terreno, mas é preciso que a prefeitura faça um levantamento para saber quantas reservas ainda existem”, explicou Eraldo.

No cemitério de Santa Maria da Codipi, um dos maiores da cidade, a situação se repete. Segundo Luís Aires, presidente da Associação de Moradores do bairro, a falta de espaço tem gerado dificuldades para as famílias.

“É o maior problema para enterrar. Eu, como presidente da associação, sofro essa dificuldade, porque eu não tenho condição de ajeitar. Quem tem um parente, às vezes, nem quer autorizar (ceder o terreno). E quando autoriza, vai ter que fazer um novo túmulo e gasta no mínimo R$ 1.500 a R$ 2.000 para fazer e enterrar”, frisou.

Matheus Henrique, coordenador dos cemitérios da zona Norte, afirmou que há um plano para solucionar o problema da superlotação.

“No cemitério Santo Antônio, estamos com superlotação. Isso acontece em toda a cidade. Estamos providenciando a inauguração do cemitério da Gamboa, localizado nas proximidades do Jacinta Andrade. Esse cemitério vai atender toda a cidade, não só a zona Norte, mas também a zona Leste e zona Sul”, informou.

Cemitério em Teresina (Foto: TV Clube)

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar