Comer chocolate pode causar enxaqueca? Especialista responde

Apesar do doce poder ser um gatilho para a enxaqueca, o médico não aconselha a eliminação do chocolate.

Comer chocolate pode causar enxaqueca? Especialista responde (Foto: Pexels)

Com a chegada da Páscoa, é preciso tomar cuidado com o excesso de chocolate! Segundo o otoneurologista Máriton Borges, especialista em enxaqueca, o açúcar pode ser um dos gatilhos para o aparecimento das dores de cabeça.

A otoneurologia é uma especialidade da otorrinolaringologia que trata tontura e zumbido. Porém, segundo o médico, a principal causa de tontura do mundo é a enxaqueca. “Boa parte dos pacientes que eu trato por causa de tontura, na verdade ele tem enxaqueca, daí eu acabo tendo que tratar crises de dor de cabeça variadas“, explicou.

O estudante universitário Miguel Mendes sofre de enxaqueca e contou ao Portal ClubeNews que suas dores de cabeça podem se prolongar durante todo o dia.

“Essa enxaqueca vem comigo desde sempre, às vezes é curta e outra dura o dia todo. A partir de duas barras de chocolate, minha cabeça já começa a doer”, disse.

O otoneurologista elencou gatilhos que podem causar a dor de cabeça, principalmente em pessoas que sofrem de enxaqueca.

“O paciente enxaquecoso tem um trilho muito estreito em que ele pode andar, se ele pisar fora do trilho, a chance dele ter dor de cabeça é muito grande. Qualquer abuso que seja: doce, massa, comidas muito salgadas, grandes porções de alimento, ficar muito tempo em jejum, dormir muito ou pouco. Então o abuso de chocolate pode causar dor de cabeça”, listou.

De acordo com o especialista, a enxaqueca é composta de quatro fases, sendo a primeira dela, o pródromo, uma fase que tem como sintoma o desejo por alimentos doces, como o chocolate, por exemplo.

“Alguns pacientes enxaquecosos, antes de ter a crise dolorosa, eles apresentam o pródromo, que são sintomas que antecedem a crise, mas que já fazem parte da crise. Além da vontade de comer chocolate e outros alimentos doces, as pessoas podem apresentar alterações visual ou do olfato, desatenção, sonolência”, destacou.

Apesar do doce poder ser um gatilho para a enxaqueca, o médico não aconselha a eliminação do chocolate da vida do paciente.

“Consumir com moderação. O chocolate não deve ser eliminado da vida da pessoa porque faz parte da qualidade de vida. Quando você vai comer um chocolate, tenta comer uma coisa que não faça essa glicemia, que é o açúcar no sangue, subir muito. Com estômago vazio, você vai comer só chocolate e vai ter uma flutuação muito grande de açúcar no sangue”, ressaltou.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar