18 de outubro de 2025

Abril Laranja alerta para maus-tratos contra animais e incentiva adoção no Piauí

Repórter
Publicado em 07/04/2025 10:10

Compartilhe:

Foto: Carlienne Carpaso

O Abril Laranja é a campanha nacional dedicada à conscientização sobre os maus-tratos contra animais. Em Teresina (PI), a mobilização reúne órgãos públicos e organizações não governamentais para informar a população, incentivar denúncias e promover a adoção de cães e gatos.

A diretora de Proteção da Biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Ruth Kuna, explica que a campanha é fundamental para alertar sobre a responsabilidade em casos de abandono ou agressões.

O Abril Laranja também busca fomentar a adoção responsável, com apoio de instituições como a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa).

Há 17 anos, a entidade atua no resgate e cuidado de cães e gatos abandonados, antes de encaminhá-los para novos tutores.

“É um trabalho que a gente faz há praticamente 18 anos. Acolher, mas não para acumular animais aqui dentro. Eles precisam de um lar”, explicou a diretora da APIPA, Isabel Moura.

Segundo Isabel, a superlotação dos abrigos é uma realidade preocupante. A ONG enfrenta dificuldades diárias para manter os cuidados com os animais, contando exclusivamente com doações.

“É importantíssimo esse mês dedicado aos animais, para ver se as pessoas acordam. A população fica esperando pelo poder público e a gente faz na marra. Vai sofrendo, pedindo ajuda todo dia e sendo criticado por muita gente. ‘Ah, mas vocês ficam só pedindo’, mas é porque não tem como manter”, desabafou.

Onde denunciar maus-tratos?

  • Disque Denúncia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh): Entre em contato pelo telefone (86) 98112-9958, que também atende via WhatsApp. ​

  • Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Localizada na Avenida Raul Lopes, Zona Leste de Teresina, ao lado do Parque Potycabana. 


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: