Um grupo criminoso – com pelo menos sete pessoas – usava sites falsos de leilão de veículos para aplicar golpes e foi alvo de três operações policiais comandadas pela Polícia Civil do Estado do Piauí (PC-PI).
A PC-PI informou que a investigação da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) também aponta que o grupo usava falsas centrais bancárias para enganar as vítimas.
Na quarta (9) e nesta quinta-feira (10), a DRCI com apoio da Polícia Civil de São Paulo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão e sete de prisões em São Paulo. Os mandados foram expeditos pela Central de Inquéritos de Teresina (PI).
O delegado Humberto Mácola, titular da DRCI, informou que as investigações acontecem no âmbito das operações Illusio, Especulum e Falso Alerta.
Conforma a Polícia Civil do Piauí, “no momento das prisões, os investigados estavam em plena atividade criminosa, com os sites fraudulentos ainda em funcionamento”.
O delegado recomenda que a população tenha mais cautela ao acessar sites desconhecidos, principalmente quando observar ofertas vantajosas. Mácola pede prudência também em relação ao recebimento de ligações de supostas instituições financeiras.
Outra recomendação é evitar emprestar ou alugar contas bancárias para terceiros, pois pode configurar crime e gerar graves consequências civis e penais.
Veja também:
Criminosos fizeram cinco vítimas no Piauí com site falso de leilão de veículos
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: PC-PI