16 de setembro de 2025

Seca em Fartura do Piauí afeta quase 4 mil produtores rurais

Repórter
Publicado em 10/04/2025 23:02

Compartilhe:

A intensa seca que atinge Fartura do Piauí, no Sul do estado, causa prejuízos a quase 4 mil produtores rurais que perderam suas safras. O município tem pouco mais de 5 mil habitantes, dos quais cerca de 3.700 vivem na zona rural, dependendo da agricultura e da criação de animais para sobreviver.

Há 90 dias não chove na cidade, e os reservatórios estão completamente secos. Dos 12 poços artesianos existentes, apenas dois ainda apresentam vazão. A estiagem severa tem tornado a vida dos moradores um verdadeiro desafio.

Reservatórios estão vazios em Fartura do Piauí (Foto: reprodução)

A dona de casa Creusa Galvão sente no dia a dia o impacto da falta d’água. Todos os dias, ela percorre uma longa distância com a ajuda de um carrinho de mão para conseguir água para suas necessidades básicas.

“É muito difícil, uma preocupação. Quando amanhece o dia, já fico preocupada porque sei que não tem água. Todos os dias tem que apanhar de pouquinho porque não pode derramar muito senão faz falta para beber e outras coisas”, lamenta.

Prejuízos

Para muitos moradores, a alternativa tem sido comprar água de carros-pipa, um serviço que custa cerca de R$ 700, um valor alto para quem não estava preparado para enfrentar tantos desafios.

O controlador de Fartura do Piauí, Joseano Calisto, explicou à TV Clube que a caixa d’água que abastecia a cidade teve a vazão reduzida desde o ano passado, secando por completo nos primeiros meses de 2025.

“Nos últimos sete anos ainda havia água suficiente para abastecer a cidade. Até o ano passado, mesmo com pouca quantidade, conseguíamos nos virar. Mas agora está 100% seca. A água desse local abastecia a caixa d’água, que distribuía para a cidade. Não passava por tratamento, mas também não gerava custos para a população. Ajudava bastante, mas agora está completamente seca”, relata.

Cada dia sem chuva representa um novo prejuízo para quem vive da agricultura e da criação de animais. A única esperança dos moradores é que venha uma solução do céu.

Até mesmo quem já estava acostumado com o clima árido da região se surpreendeu com a severidade da estiagem. O agricultor Ademário de Brito vê sua plantação definhar pouco a pouco e afirma nunca ter presenciado algo semelhante.

“Lá em casa, eu plantava uma roça com quatro pratos de feijão. Desta vez, acho que plantei mais de um saco, e nem chegou a nascer, porque morria. Foi a seca mais grave que já vi na minha vida. Tenho 58 anos, e nunca tinha presenciado algo assim”, desabafa.

Show cancelado

Considerando a situação em que o município se encontra, o Ministério Público do Piauí (MP-PI) recomendou que a Prefeitura cancelasse o show das bandas Calcinha Preta, Kátia Cilene, Mari & Rayane, e Sérgio do Forró, que aconteceria no dia 30 de abril.

O evento seria realizado em comemoração aos 33 anos de emancipação política da cidade. O prefeito, Orlando Costa (PT), que chegou a chorar em vídeo nas redes sociais ao falar sobre a seca, acatou ao pedido e suspendeu o evento.

Em resposta à TV Clube, o gestor disse que a contratação da banda para a festa foi feita em dezembro do ano passado, antes seca atingir a cidade.

Leia mais:
Após chorar na TV devido à seca em Fartura do Piauí, prefeito cancela shows em festa na cidade
Lagoa que deu nome a Fartura do Piauí seca por completo durante estiagem
MP pede cancelamento de show da Calcinha Preta em Fartura do Piauí; prefeito chorou ao falar da seca
Prefeito chora na TV ao falar sobre os efeitos da seca no Piauí


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: