Uma aniversariante especial soprou as velinhas no Parque Zoobotânico de Teresina. Trata-se da hipopótamo fêmea Potinha, que completou 25 anos de vivência no local. O animal chegou ao Piauí no ano 2000, doado pelo Zoológico de Recife.
A idade exata de Potinha é desconhecida pelos funcionários do Parque, mas, para celebrar mais uma volta ao Sol, ela ganhou um cardápio especial: muito capim e abóboras decoradas com flores.
Apesar da aparência dócil, os hipopótamos são considerados perigosos. Eles são responsáveis por mais mortes humanas na África do que qualquer outro mamífero terrestre. Estima-se que cerca de 500 pessoas morram anualmente em ataques envolvendo esses animais. O número é superior ao de mortes causadas por leões, que somam aproximadamente 100 por ano.
O comportamento agressivo é atribuído à forte defesa de território. Mesmo sendo herbívoros, alimentando-se exclusivamente de vegetais, os hipopótamos podem pesar entre 1,3 e 3 toneladas. Seus dentes caninos ultrapassam os 20 centímetros. Em cativeiro, podem viver até 50 anos.
Se depender dos cuidados do Parque Zoobotânico, Potinha ainda terá muitos anos pela frente. A bióloga Maria Clara Santos, em entrevista à TV Clube, destacou a experiência de acompanhar de perto o desenvolvimento e o bem-estar do animal.
“É muito gratificante para todo mundo que trabalha ter contato com esse animal e ver no dia a dia o tratamento que a gente dá para ela, e que a gente vê o retorno. A gente pode observar no comportamento quando o animal está bem. A gente quer estar com a Potinha por muito tempo”, disse a cuidadora.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar