
A Paróquia Imaculada Conceição promoveu, nesta quarta-feira (16), a tradicional Procissão do Fogaréu, que remete à marcha dos soldados romanos para a captura e prisão de Jesus Cristo. O evento reuniu dezenas de fiéis e contou com a participação da comunidade até a Igreja Matriz, localizada no bairro Aeroporto, zona Norte de Teresina.
A cerimônia religiosa teve início na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Memorare, com a leitura do Ofício das Trevas. É um momento de oração, silêncio e reflexão sobre a paixão e morte de Jesus Cristo. O padre Otoniel Soares, pároco da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, explicou o significado dessa tradição em entrevista ao Portal ClubeNews.
“É uma tradição da Igreja, composta por uma série de salmos cantados e algumas leituras que simbolizam esse momento de escuridão. É justamente quando Deus mais age em nossas vidas. O Ofício é realizado na Semana Santa como um convite à reflexão sobre a escuridão espiritual“, destacou o padre.

Procissão
Logo após a leitura do Ofício das Trevas, os fiéis iniciaram a caminhada marcada pelo clima de penitência, pelas luzes das lamparinas e pelo silêncio. Os elementos remetem à perseguição de Jesus pelos soldados romanos.
O padre explicou que os homens seguem à frente, representando os soldados, enquanto as mulheres acompanham logo atrás, até o destino final, onde ocorre um momento de oração que simboliza a entrega de Jesus ao julgamento.
“A Procissão do Fogaréu é uma tradição da Igreja Católica que recorda o simbolismo do momento em que os soldados vão em busca de Jesus para prendê-lo. Relembramos, assim, sua prisão”, afirmou o padre Otoniel.
A caminhada tem cerca de 2 quilômetros. Daniel Lima, de 65 anos, participa da procissão com a família há dois anos. “Para mim é um orgulho. É um momento em que estamos em contato com Deus. Claro que temos essa conexão todos os dias, mas este momento nos aproxima ainda mais”, disse.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!