Fiéis católicos buscam igrejas para confissão durante a Quaresma

A prática, um dos sacramentos da Igreja Católica, é o momento para os cristãos católicos reconhecerem os pecados.

Catedral de Teresina (Foto: Pedro Pires)

Durante a Semana Santa, os fiéis católicos costumam buscar a confissão nas igrejas. A prática, um dos sacramentos da Igreja Católica, é o momento para os cristãos católicos reconhecerem os pecados e se prepararem para viver bem a Páscoa.

A cirurgiã-dentista, Suzana Oliveira, que também é catequista, aproveitou o período quaresmal para praticar a confissão e define o momento como uma oportunidade de deixar para trás sentimentos que pesam e machucam.

“A confissão não é só contar pecados, ela é muito mais do que isso, ela é conversar com Deus. É o lugar onde a gente não é julgado, mas sim acolhido. Ouvimos baixinho que Deus nunca desistiu da gente, naquele momento simples que a gente sente de verdade o amor dele. Então nessa quaresma a gente não deve ter medo de se aproximar do Senhor. E lembrar que a confissão é esse reencontro, é esse momento de cura com o Senhor”, explicou.

A primeira vez que o empreendedor José dos Santos se confessou, foi aos dez anos de idade. Depois disso, ele contou que, pelo menos uma vez ao ano, busca a confissão na igreja.

“Desde criança, lá no meu catecismo, eu aprendi que a confissão é um sacramento, um sacramento assim instituído por Jesus Cristo. Eu procuro me confessar todos os anos, ao menos uma vez, e cada vez que me confesso, eu me sinto assim leve, como um alívio do peso do pecado e da culpa, me trazendo assim uma paz interior, e ao final de cada confissão, nunca esquecer o meu ato de contrição (oração que expressa o arrependimento do fiel)”, contou.

Padre José Nery (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Segundo o padre José Nery, Administrador Paroquial da Área Pastoral Santa Clara e São Francisco de Assis, o período quaresmal é propício para a confissão, porque nos ajuda a tomar consciência que somos pecadores e que devemos nos aproximar do Senhor.

“A confissão é um ato em que eu me apresento ao Senhor. Muitas vezes, pensamos que naquele momento estamos falando para o padre, na verdade, pela nossa fé, a confissão é aquele estado perfeito da alma em um ato de contrição apresentado a Deus. Quando nós pecamos, somos conscientes disso todos os dias, devemos nos aproximar de Deus. A confissão é esse caminho que nos leva a ter plena paz e consciência com nós mesmos. Quando falamos da importância da confissão, é sobre poder se aproximar de Deus com tudo aquilo que você é e busca viver”, explicou.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar