
O primaz do Brasil e ex-arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha, pode participar do Conclave que elegerá o novo pontífice, após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. Dom Sérgio esteve à frente da Arquidiocese de Teresina entre 2008 e 2011 e, atualmente, lidera a Arquidiocese de São Salvador, na Bahia.
Ele é um dos sete cardeais brasileiros aptos a participar do Conclave. São eles:
– Cardeal Odilo Pedro Scherer, 75, arcebispo de São Paulo (SP);
– Cardeal João Braz de Aviz, 77, ex-prefeito do Dicastério para os institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;
– Cardeal Sérgio da Rocha, 65, arcebispo de São Salvador (BA);
– Cardeal Orani João Tempesta, 74, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ);
– Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, 74, arcebispo de Manaus (AM);
– Cardeal Paulo Cezar Costa, 58, arcebispo de Brasília (DF);
CONCLAVE
O Conclave é a eleição convocada pelo Vaticano para escolher um novo Papa. Podem participar todos os cardeais com menos de 80 anos. Atualmente, 138 religiosos estão aptos a votar.
O processo começa com uma missa especial na Basílica de São Pedro, chamada Pro Eligendo Pontifice (“Pela Eleição do Papa”). Em seguida, os cardeais seguem em procissão até a Capela Sistina, entoando o hino Veni Creator Spiritus. Durante o trajeto, usam trajes corais.
Pintura da Capela Sistina (Foto: Pixabay)
Na Capela Sistina, os cardeais fazem um juramento de sigilo sobre todas as etapas da votação. Eles ficam completamente isolados, sem acesso a telefones, computadores ou contato com o mundo exterior.
O Conclave pode durar vários dias. Para que um nome seja eleito, é necessário que dois terços dos cardeais votem no mesmo candidato. Caso haja 34 votações sem consenso, os dois mais votados na última rodada passam a disputar uma espécie de “segundo turno”, mas ainda será preciso atingir os dois terços dos votos.
PAPA ELEITO
Quando um cardeal é eleito, ele é questionado se aceita o cargo. Em caso afirmativo, escolhe um novo nome e se dirige à chamada “Sala das Lágrimas”, onde veste os paramentos papais.
Em seguida, o novo Papa é anunciado ao mundo da sacada da Basílica de São Pedro, com a tradicional frase em latim: Habemus Papam (“Temos um Papa”).
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar