
O secretário de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Chico Lucas, disse que a SSP está acompanhando a situação dos policiais que fazem uso de drogas lícitas e ilícitas em excesso. A medida faz parte do Pacto pela Ordem, que é um conjunto de projetos de lei encaminhados à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
A avaliação do quadro de saúde mental dos agentes de segurança, segundo Chico Lucas, está sob competência de uma equipe de psicólogos. Além disso, de acordo com o secretário, 100% dos policiais do Piauí passaram por uma avaliação biopsicossocial.
“Eles estão sendo acompanhados por psicólogos e a gente quer avaliar a questão do uso de drogas por policiais. A gente tem percebido que há um excesso de consumo de drogas lícitas e ilícitas. Isso porque é uma profissão muito estressante, você está em constante submissão a cenas de violência”, afirmou.
Ao todo, o pacote de medidas conta com 12 projetos e foi encaminhada à Casa no mês de março. Seis propostas já passaram pela avaliação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepi. O secretário Chico Lucas disse que a saúde mental dos agentes é um dos focos da pasta.
“Eu ainda estou me adaptando. Eu estou acordando todos os dias de manhã com várias cenas de violência. Isso não é algo fácil de se lidar. Mas temos a preocupação com a saúde mental”, disse.
O delegado e coordenador do Delegacia de Repreensão às Ações Criminosas e Organizadas (Draco), Charles Pessoa, disse que a medida vai garantir a maior efetividade dos agentes de segurança.
“É fundamental que a gestão visualize essa questão da saúde mental dos servidores. Se o servidor não estiver bem, emocionalmente e fisicamente, a gente não vai conseguir que ele consiga produzir o bastante”, destacou.